Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 12h42m
Vitória News — Um jornal de verdade
Política

Tarcísio elogia Justiça Eleitoral após críticas por inelegibilidade a Bolsonaro

FolhaPress 06/10/2025 17:55

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez elogios à Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (6) ao ser homenageado pela instituição com a entrega do colar do mérito eleitoral paulista, em um evento no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Segundo a corte, o colar "foi criado em 1999 com o objetivo de homenagear pessoas que mereçam distinção por sua atuação pública, além de condecorar os juízes do tribunal". Tarcísio recebeu a homenagem mesmo após declarações polêmicas contra o Poder Judiciário.

"Eu saio daqui, no dia de hoje, mais devedor da Justiça Eleitoral, em especial da Justiça Eleitoral de São Paulo", disse. "É importante fazer uma reflexão sobre o trabalho da Justiça Eleitoral. Um trabalho amoroso, um trabalho profissional, um trabalho de planejamento meticuloso, um trabalho que envolve treinamento de várias pessoas", afirmou ele nesta tarde.

O governador não falou com a imprensa ao término do evento

Em 29 de agosto, em entrevista ao Diário do Grande ABC na véspera do início do julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por liderar a trama golpista que terminou no 8 de Janeiro, Tarcísio havia dito que "infelizmente hoje eu não posso falar que confio na Justiça".

SESC PICASSO

Uma semana depois, no ato bolsonarista do 7 de Setembro na avenida Paulista, o governador disse que as pessoas não aguentavam mais o que chamou de tirania do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), relator do caso de Bolsonaro.

Tarcísio também chamou o ministro de "ditador" na ocasião.

Durante o evento desta segunda, o governador foi exposto a uma saia justa durante discurso do presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), Leonardo Sica. O advogado pediu um momento para lembrar da morte do também advogado Luiz Fernando Pacheco, na semana passada, durante um assalto.

CONTADOR - BONUS

Sica pediu um minuto "para pensar, para conversar com uma política de segurança pública efetiva, séria, continuada. Uma política de segurança pública que abra a mão populismo judicial. Porque, no Estado de São Paulo, os nossos juízes já julgam a exaustão e julgam bem causas criminais", disse.

Tarcísio e seu secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), defendem mudanças na legislação penal como forma de enfrentamento à violência.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas