*Por Marcelo Rossoni
Nos últimos anos, a cobertura midiática no Brasil tem sido alvo de intensos debates, especialmente em relação ao tratamento dado ao Governo do presidente Lula. Diariamente, os três maiores jornais do país publicam reportagens, editoriais e artigos assinados por colunistas que, de forma sistemática, adotam um tom crítico e negativo em relação ao governo. Essa uniformidade no discurso levanta questões sobre a independência editorial e a possível existência de um cartel na Comunicação, que busca influenciar a opinião pública de maneira coordenada.
Para entender esse fenômeno, é preciso conhecer como um jornal é produzido. Tudo começa com a reunião de pauta, momento em que os temas são escolhidos, as fontes são definidas e o direcionamento da reportagem é traçado. A pauta é dividida em três partes principais: o fato (ou o fato que se deseja criar), a sustentação (dados e argumentos que embasam a narrativa) e o direcionamento (o viés que se pretende transmitir ao leitor).
Ao analisar as reportagens publicadas pelos três grandes jornais, é possível perceber uma semelhança impressionante no noticiário. Embora as fontes possam variar, o conteúdo e o tom são frequentemente alinhados, como se houvesse uma reunião de pauta entre eles. Essa uniformidade não é coincidência, mas sim um reflexo de uma estratégia coordenada para influenciar a opinião pública.
A postura crítica desses veículos em relação ao governo Lula não é novidade. Ela remonta a décadas passadas, quando esses mesmos jornais desempenharam papeis significativos em momentos cruciais da história do Brasil. Um deles, por exemplo, publicou um editorial em 1964 saudando o golpe militar. Outro chegou a emprestar carros de reportagem para facilitar prisões realizadas por grupos adversários. Já o terceiro, ao ser censurado, optou por publicar receitas culinárias no lugar das reportagens vetadas, conquistando simpatia de parte da esquerda menos informada.
Embora um desses veículos tenha feito o “mea culpa” anos depois, a desconfiança em relação a suas intenções permanece. A história mostra que esses jornais têm uma tradição de alinhamento com setores conservadores da sociedade, o que explica, em parte, a postura crítica em relação a governos de esquerda.
Outro fator que contribui para a uniformidade do noticiário é o controle que esses grandes jornais exercem sobre suas próprias agências de notícias. Essas agências vendem parte de seu conteúdo para veículos menores em outros estados, muitas vezes por preços simbólicos. Dessa forma, as narrativas e ideias defendidas pelos grandes jornais são disseminadas para os quatro cantos do Brasil, amplificando seu alcance e influência.
Um fenômeno curioso e preocupante é a forma como esses veículos repercutem notícias uns dos outros, sem qualquer pudor ou questionamento. Em vez de competir por “furos” jornalísticos ou investigações independentes, eles frequentemente replicam as mesmas narrativas, criando um ciclo de reforço mútuo. Essa prática, que beira a falta de ética jornalística, contribui para a formação de uma opinião pública homogênea e pouco crítica.
A concentração do poder midiático nas mãos de poucos grupos representa uma ameaça à democracia. Quando a informação é controlada por um cartel, a pluralidade de ideias é sufocada, e o debate público fica empobrecido. A opinião pública, em vez de ser formada a partir de uma diversidade de perspectivas, é moldada por interesses específicos, que nem sempre coincidem com o bem comum.
A situação atual da mídia brasileira exige uma reflexão profunda sobre o papel do jornalismo na sociedade. A existência de um cartel na Comunicação não só prejudica a qualidade da informação, mas também limita o direito dos cidadãos de ter acesso a diferentes pontos de vista. Para fortalecer a democracia, é essencial promover a pluralidade midiática, apoiar veículos independentes e garantir que a informação seja um bem público, e não um instrumento de manipulação.
Enquanto os grandes jornais continuarem a atuar como um bloco monolítico, a opinião pública estará refém de uma narrativa única. É hora de questionar, debater e buscar alternativas que permitam uma comunicação mais justa, diversa e democrática.
Às vezes penso que quem não lê jornal é um cidadão desinformado, e quem lê é mal informado.
*Marcelo Rossoni é jornalista