Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 11h00m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Votorantim Cimentos e Auren Energia fecham contrato de aquisição de energia

Estadão Conteúdo 19/02/2026 15:37

A Votorantim Cimentos e a Auren Energia, terceira maior geradora de energia do País, fecharam um contrato de aquisição de energia (Power Purchase Agreement, PPA na sigla em inglês), para contribuir com o abastecimento das unidades produtivas da empresa localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A energia renovável será gerada no complexo eólico Cajuína I, localizado no município de Lajes, no Estado do Rio Grande do Norte.

A Votorantim Cimentos passará a ser sócia de uma parcela desse complexo de geração eólica. O complexo eólico Cajuína I é operado 100% por mulheres.

A empresa de cimentos e a de energia têm em comum o Grupo Votorantim, dono de 100% da Votorantim Cimentos e de 39% da Auren.

A previsão é que a Votorantim Cimentos receba essa energia limpa de Cajuína I a partir de março deste ano. Com esse contrato, mais de 90% de toda a energia elétrica consumida no Brasil pela Votorantim Cimentos será proveniente de fontes renováveis.

A iniciativa está dentro do plano de investimentos de R$ 5 bilhões no Brasil para o período de 2024 a 2028. Também dentro do desenvolvimento desse plano, a empresa anunciou a implantação de uma nova fábrica de argamassas em Edealina (GO). A nova operação terá capacidade de produção anual de 300 mil toneladas de argamassas, com inauguração prevista para meados de 2027.

Plano de investimentos

SESC PICASSO

No momento, já está em curso a ampliação da fábrica de cimentos da empresa em Edealina (GO), que consiste na construção de uma nova linha de moagem de cimento na unidade goiana que irá dobrar a sua capacidade de produção, totalizando 2 milhões de toneladas de cimento por ano. O novo moinho de cimento chegou em Edealina em janeiro deste ano e a previsão é iniciar a operação da nova moagem em abril de 2026.

A Votorantim Cimentos também decidiu investir na modernização do forno de cimento da fábrica de Xambioá (TO), religar alguns moinhos de cimento das unidades de Esteio (RS) e Laranjeiras (SE).

CONTADOR - BONUS

Somando essas novas iniciativas com o aumento de capacidade de produção da fábrica de Salto de Pirapora (SP), já concluído, com as retomadas nas operações da empresa na região Sul do Brasil e com as ampliações em curso de Edealina (GO) e Nobres (MT), a Votorantim Cimentos incrementa o seu volume de produção em operação em 3,7 milhões de toneladas de cimento/ano em todas as regiões do país.

Já a fábrica de Nobres (MT) vai receber uma nova moagem de cimento, que aumentará a capacidade de produção da unidade para 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano. A empresa também irá elevar a capacidade de produção de calcário agrícola na fábrica mato-grossense para 900 mil toneladas/ano.

Todas essas iniciativas fazem parte do plano de investimento já anunciado pela companhia em janeiro de 2024, dos quais cerca de R$ 2,4 bilhões já estavam em execução ou concluídos no terceiro trimestre de 2025.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas