Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h59m
Vitória News — Um jornal de verdade
Política

Morre aos 82 anos o jornalista J.R. Guzzo

FolhaPress 02/08/2025 11:31

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalista José Roberto Guzzo, 82, morreu na madrugada deste sábado (2), em São Paulo, segundo informações da revista Oeste, da qual ele foi fundador.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

J.R. Guzzo, como assinava seus textos, foi vítima de um infarto, ainda de acordo com a publicação.

Ele também era colunista do jornal O Estado de S. Paulo, após trajetória de décadas no Grupo Abril, incluindo a direção das revistas Veja e Exame. Em 2020, fundou a revista Oeste ao lado dos jornalistas Jairo Leal e Augusto Nunes, com perfil editorial alinhado à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A fundação da nova publicação ocorreu após uma demissão conturbada da Veja, onde ele foi colunista de 2008 a 2019. O motivo alegado por ele foi a recusa da revista em publicar um texto com críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal).

SESC PICASSO

No artigo, Guzzo defendia a saída de ministros da corte. Ele usou a palavra "calendário" como metonímia de "tempo", ao dizer que só o calendário "pode resolver um problema que jamais deveria ter se transformado em problema, pois sua função é justamente resolver problemas – o Supremo Tribunal Federal".

"Gilmar e os seus colegas podem rasgar a Constituição todos os dias, mas não podem fugir da velhice", escreveu ele. O texto foi posteriormente publicado nas redes sociais.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), definiu Guzzo como "um jornalista que marcou época por sua coragem, lucidez e compromisso inegociável com a liberdade de expressão". "O país perde um referência intelectual que nunca se calou diante do poder", afirmou.

CONTADOR - BONUS

Em 2021, a agência de checagem Aos Fatos classificou duas reportagens da Oeste como desinformação — uma sobre o chamado "tratamento precoce" contra a Covid-19 e outra que questionava dados sobre o desmatamento na Amazônia. A revista processou a agência, pedindo indenização. Em 2023, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) negou o pedido.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas