Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 12h05m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Mendonça define próximos passos no caso Master

Apuração da PF aponta fraudes estimadas em até R$ 17 bilhões no Banco Master

Vitória News 14/02/2026 10:35
Mendonça define próximos passos no caso Master
Foto: Rovena Rosa/ABr

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), reuniu-se nesta sexta-feira (13) com integrantes da Polícia Federal (PF) para tomar conhecimento das investigações envolvendo o Banco Master.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

O encontro durou cerca de duas horas. Durante a reunião, foram discutidos os procedimentos que serão adotados nas próximas etapas da apuração.

Foi o primeiro contato do ministro com o inquérito após assumir a relatoria do caso. A partir de agora, os desdobramentos da investigação passam a ser conduzidos sob sua supervisão.

Mendonça também é relator do inquérito que apura descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

SESC PICASSO

A redistribuição do caso ocorreu na quinta-feira (12), após o ministro Dias Toffoli solicitar a saída da relatoria. A decisão foi tomada depois que ministros da Corte foram informados sobre menções ao nome de Toffoli em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. O aparelho foi apreendido durante operação de busca e apreensão da PF.

Investigação

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros investigados foram alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para apurar a concessão de créditos considerados irregulares pelo Banco Master.

Entre os fatos investigados está a tentativa de compra da instituição pelo Banco de Brasília (BRB), banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.

De acordo com as investigações, o volume estimado das fraudes pode alcançar R$ 17 bilhões.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas