Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h51m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Crédito rural e bioeconomia ganham reforço em feiras da Amazônia

Banco da Amazônia levou linhas de financiamento a produtores, pequenos negócios e cadeias produtivas regionais

Vitória News 25/06/2026 11:21
Crédito rural e bioeconomia ganham reforço em feiras da Amazônia
Imagem gerada por IA/VN

O Banco da Amazônia ampliou a oferta de crédito e soluções financeiras a produtores rurais, empreendedores e comunidades da Região Norte durante eventos recentes do calendário econômico regional. A instituição participou da 29ª Expo Polo Carajás, da 58ª Expoara e do Chocolat Xingu 2026, com foco no fortalecimento do agronegócio, da bioeconomia e dos pequenos negócios na Amazônia Legal.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Nas feiras, o banco apresentou alternativas de financiamento para investimentos, expansão da produção, geração de renda e desenvolvimento regional. A proposta foi aproximar a instituição de produtores, empresários e representantes de cadeias produtivas estratégicas da região.

Na 29ª Expo Polo Carajás, realizada entre 30 de maio e 6 de junho, em Redenção, no Pará, o Banco da Amazônia manteve contato com produtores rurais, empresários e investidores. O evento reuniu negócios, tecnologia, entretenimento e oportunidades voltadas às atividades produtivas locais.

SESC PICASSO

Durante a programação, foram apresentadas linhas de crédito para o agronegócio e pequenos empreendimentos. Segundo o banco, a atuação busca estimular a economia regional por meio do acesso a recursos para quem produz e empreende.

O gerente-geral do Banco da Amazônia, Machado Correia, destacou o papel dos pequenos negócios na movimentação da economia local. “O Banco da Amazônia, hoje, atende o pequeno empreendimento. A instituição entende que hoje o pequeno empreendimento é o coração da nossa economia local. A nossa economia local é o que faz o grande motor da nossa cidade e região crescer. O Banco da Amazônia tem crédito direcionado para aquele empreendedor”, afirmou.

CONTADOR - BONUS

Outro destaque foi a participação no Chocolat Xingu 2026, festival internacional do chocolate e do cacau realizado entre 11 e 14 de junho, no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira, também no Pará.

O evento reuniu produtores, empresas e iniciativas ligadas à cadeia do cacau e do chocolate na Amazônia. De acordo com o banco, os resultados apresentados estão associados a investimentos em agricultura familiar, bioeconomia e desenvolvimento regional.

Durante o festival, foram assinados contratos de crédito rural para produtores familiares, com uso de linhas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Pronaf Floresta e Pronaf Bioeconomia. Os recursos serão destinados à implantação e ao fortalecimento de sistemas agroflorestais com cacau.

A iniciativa também busca apoiar a valorização de produtos regionais e estimular a produção de chocolate na Amazônia, fortalecendo uma cadeia produtiva com potencial econômico e sustentável.

Anuncio - Raimundo - Bonus

Dados do Relatório da Administração do primeiro trimestre de 2026 mostram avanço nas operações ligadas ao Pronaf. O volume contratado chegou a R$ 713,5 milhões, crescimento de 38,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de contratos também aumentou. Foram 22,1 mil operações no primeiro trimestre deste ano, alta de 113% frente às 10,4 mil registradas no mesmo período de 2025. Ao todo, 10,5 mil clientes foram atendidos pelo programa nos três primeiros meses de 2026.

A presença do Banco da Amazônia nas feiras integra a estratégia da instituição de ampliar o relacionamento com empreendedores locais e apoiar atividades ligadas à inclusão produtiva, à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico da Amazônia Legal.

Fonte: Br61

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas