Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h13m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

China: fundador da Evergrande se declara de fraude e suborno perante tribunal

Estadão Conteúdo 14/04/2026 07:57

O fundador da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande se declarou culpado de uma série de acusações, entre elas captação ilegal de depósitos, fraude e suborno, informou nesta terça-feira (14) o Tribunal de Shenzhen.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Hui Ka Yan, também conhecido como Xu Jiayin, foi afastado da empresa em setembro de 2023, sob a suspeita de cometer uma série de crimes. O tribunal informou que o empresário manifestou remorso durante o julgamento.

Entre as acusações, constam empréstimos ilegais, uso irregular de recursos e divulgação de informações em desacordo com as regras vigentes, entre outras. A Evergrande chegou a ser a incorporadora mais endividada do mundo, com mais de US$ 300 bilhões em passivos, quando um tribunal de Hong Kong determinou a liquidação da companhia, em 2024.

A empresa foi fundada em meados da década de 1990 e mantinha mais de 90% dos ativos na China. As ações da Evergrande deixaram de ser negociadas na Bolsa de Hong Kong em 2025. Fonte: Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas