Natal Azul reunirá bancos, empresas e serviços de orientação financeira na CDL, com atendimento por ordem de chegada
Consumidores de Vila Velha poderão negociar dívidas e receber orientação financeira nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), durante a terceira edição do Natal Azul. O mutirão será realizado das 9h às 16h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Guilherme Faria, 53, no Centro.
O atendimento será por ordem de chegada, com distribuição de senhas e sem necessidade de inscrição ou agendamento. A quantidade de atendimentos estará sujeita ao limite de cada instituição participante. Para participar, é necessário levar documento de identificação, como RG ou CNH, CPF e documentos relacionados às dívidas.
Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e pelo Procon de Vila Velha, a iniciativa reunirá representantes de bancos, financeiras e empresas de serviços para negociar pendências diretamente com os consumidores.
Estão confirmados Banco BMG, Sicoob, Dacasa, Crefisa, Banestes, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, EDP, Lojas Pernambucanas e Claro.
O público também terá acesso a consultas aos cadastros do SPC e Serasa, educação financeira e orientações sobre parcelamento de débitos de IPTU, Microempreendedor Individual (MEI) e Simples Nacional. Equipes do NossoCrédito e da Vila do Empreendedor participarão da ação, que inclui atendimento sobre microcrédito.
A programação contará ainda com atividades educativas sobre consumo consciente para crianças e adolescentes, com participação do Procon Estadual.
A EDP realizará uma ação de troca gratuita de lâmpadas antigas, como incandescentes e fluorescentes, por modelos de LED. Serão disponibilizadas até três unidades por cliente.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, a proposta também busca fortalecer a economia local.
"O Natal Azul é uma política pública essencial para dinamizar o comércio de Vila Velha no período natalino. Ao proporcionar meios concretos para que os cidadãos recuperem seu crédito, nós movimentamos o mercado local, incentivamos o consumo responsável e permitimos que os empreendedores da cidade iniciem o ano com maior fôlego financeiro", avalia Colodetti.
O superintendente do Procon Vila Velha, Moises Penha, destaca a combinação entre negociação e orientação para prevenir novas dificuldades financeiras.
"Nossa missão no Natal Azul é oferecer ao consumidor uma oportunidade real e humanizada para reorganizar sua vida financeira. Trata-se de resgatar a dignidade das famílias, oferecendo condições de renegociação com descontos expressivos e, acima de tudo, ferramentas de educação financeira para evitar o superendividamento futuro", assinalou.