Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h33m
Vitória News — Um jornal de verdade
Política

STF interroga militares e policial federal do núcleo final da trama golpista investigada no governo Bolsonaro

Vitória News 28/07/2025 08:03

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (28) o último interrogatório dos réus acusados de envolvimento na trama golpista articulada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A audiência começa às 9h, sob condução de um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Último núcleo a ser ouvido

Serão ouvidos nesta etapa os acusados que integram o Núcleo 3 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Este grupo é composto por 11 militares do Exército Brasileiro e um agente da Polícia Federal. Parte dos militares pertence ao Batalhão de Forças Especiais do Exército, cujos soldados são conhecidos como kids pretos, uma das unidades mais treinadas da corporação.

Acusações graves

Todos os integrantes do Núcleo 3 são réus por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. De acordo com a PGR, os acusados tinham como função operacionalizar “ações táticas” para implementar o plano golpista. Entre as ações descritas está o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por estarem na condição de réus, todos têm o direito constitucional de permanecer em silêncio durante o interrogatório conduzido pelos representantes da PGR e pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Etapas avançadas do processo

A denúncia apresentada pela PGR foi estruturada em quatro núcleos distintos. Os interrogatórios dos núcleos 1, 2 e 4 já foram concluídos. O processo mais adiantado é o do Núcleo 1, que inclui o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados. Esse caso já está na fase de alegações finais, última etapa antes do julgamento, previsto para ocorrer em setembro.

Lista de réus que serão interrogados nesta segunda-feira:

Nome completo Patente
Bernardo Romão Corrêa Netto Coronel
Cleverson Ney Magalhães Tenente-coronel
Estevam Theophilo General
Fabrício Moreira de Bastos Coronel
Hélio Ferreira Tenente-coronel
Márcio Nunes de Resende Júnior Coronel
Nilton Diniz Rodrigues General
Rafael Martins de Oliveira Tenente-coronel
Rodrigo Bezerra de Azevedo Tenente-coronel
Ronald Ferreira de Araújo Júnior Tenente-coronel
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros Tenente-coronel
Wladimir Matos Soares Policial federal

A investigação, considerada uma das mais sensíveis da história recente do país, avança para sua reta final, enquanto cresce a expectativa pelo julgamento do núcleo que envolve diretamente o ex-presidente da República.

Fonte: ABr
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus Senac 16 de julho — Capa (rail) SESC PICASSO CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas