Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h54m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Ministros do Mercosul discutem cooperação agrícola

Reunião do Conselho Agropecuário do Sul debate integração regional, comércio e projetos de agricultura sustentável

Vitória News 05/03/2026 07:17
Ministros do Mercosul discutem cooperação agrícola
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABr

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta terça-feira (3) da 51ª reunião ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). O encontro foi promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e reuniu ministros da Agricultura dos países do Mercosul e de nações associadas.

O fórum tem como objetivo fortalecer a cooperação regional e estimular o intercâmbio de experiências no setor agropecuário entre os países participantes. Durante a reunião, foram debatidos desafios comuns do setor e oportunidades de integração produtiva e comercial no Cone Sul.

Ao longo do encontro, também foi formalizada a passagem da presidência pro tempore do CAS da Argentina para a Bolívia. A coordenação dos trabalhos foi transferida do ministro argentino Sergio Iraeta para o ministro boliviano Óscar Mario Justiniano.

Projeto para produção sustentável de cacau

Durante o evento, foi formalizado um acordo de cooperação técnica internacional para implementação do projeto Cacau Brasil Agrofloresta. A iniciativa envolve o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

O projeto contará com aporte de US$ 23 milhões provenientes do Fundo Verde para o Clima. A proposta busca promover sistemas agroflorestais baseados no cultivo de cacau, com foco na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Entre os objetivos estão o aumento da resiliência climática, a ampliação da produtividade e o fortalecimento da renda de agricultores familiares que atuam nos biomas Amazônia e Mata Atlântica.

Também foram discutidos temas relacionados ao comércio agrícola internacional. Durante o encontro, foi destacada a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia, considerado um marco nas relações comerciais entre os blocos.

A reunião abordou ainda questões sanitárias que afetam a produção agropecuária na região. Representantes dos países participantes discutiram o cenário relacionado à influenza aviária e os mecanismos de cooperação regional para monitoramento e resposta a eventuais ocorrências da doença.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus Senac 16 de julho — Capa (rail) SESC PICASSO CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas