O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de fevereiro registrou alta de 0,59%, repetindo o resultado observado na última divulgação. Com esse desempenho, o índice acumula variação de 3,98% nos últimos 12 meses e de 1,18% em 2026.
Entre as oito classes de despesas que compõem o indicador, três apresentaram aceleração no ritmo de alta. O principal impacto veio do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja variação passou de 1,16% na quarta quadrissemana de janeiro para 1,74% no início de fevereiro. Na sequência, Habitação avançou de 0,23% para 0,37%, enquanto Despesas Diversas subiram de 0,23% para 0,27%.
O grupo Comunicação manteve estabilidade e repetiu a taxa de 0,00%. Já cinco grupos registraram desaceleração em suas variações. Alimentação recuou de 0,70% para 0,49%, Vestuário aprofundou a queda de -0,62% para -1,30%, Saúde e Cuidados Pessoais passou de 0,46% para 0,36% e Transportes teve leve redução, de 1,18% para 1,15%.
O IPC-S funciona como um indicador de curto prazo da inflação para famílias com renda entre um e 33 salários mínimos e é utilizado para identificar tendências de comportamento dos preços. A apuração considera o período de quatro semanas compreendido entre 7 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.