Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h38m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Produtividade é o principal ganho da IA para pequenas e médias empresas

Pesquisa mostra que 58,7% dos empreendedores veem melhora no desempenho, mas falta de conhecimento ainda dificulta a adoção da tecnologia

Vitória News 03/07/2026 07:14

O aumento da produtividade é o benefício mais percebido pelas pequenas e médias empresas brasileiras que já utilizam inteligência artificial ou pretendem incorporar a tecnologia aos negócios. A vantagem foi citada por 58,7% dos empreendedores ouvidos em uma pesquisa da Serasa Experian.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A automação de tarefas ocupa a segunda posição, apontada por 35,9% dos participantes. Em seguida aparecem a redução de custos, com 34,2%; a melhoria no atendimento ao cliente, com 27,1%; o apoio à análise de dados, com 23,7%; e o aumento das vendas, mencionado por 20,1% das empresas.

Apesar dos benefícios, a implementação da inteligência artificial ainda encontra barreiras entre os pequenos e médios negócios. A falta de conhecimento sobre as ferramentas disponíveis é o principal entrave, citado por 41,3% dos entrevistados.

SESC PICASSO

Também aparecem entre as dificuldades a escassez de profissionais capacitados para implementar e operar as soluções, as preocupações com segurança e privacidade dos dados, os custos de implantação, a falta de tempo e a dificuldade de adaptar a tecnologia à rotina de cada empreendimento.

O levantamento revelou ainda que 38,8% das PMEs não têm interesse em utilizar inteligência artificial. Outros 22% afirmam não conhecer aplicações que possam ser úteis para seus negócios.

CONTADOR - BONUS

Para a Serasa Experian, os resultados mostram que ainda há espaço para ampliar o conhecimento dos empreendedores sobre as aplicações práticas da IA. A tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, na gestão financeira, na organização de processos internos e no apoio à tomada de decisões.

A pesquisa ouviu 1.565 pequenas e médias empresas de todas as regiões do Brasil entre maio e junho de 2026. As questões relacionadas aos benefícios e aos desafios da inteligência artificial foram direcionadas apenas às empresas que já utilizam a tecnologia ou demonstraram interesse em adotá-la.

Fonte: Br61

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas