A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) está com inscrições abertas, até o dia 30/4, para a Escola de Formação Política para os Jovens. A iniciativa gratuita tem como foco capacitar moradores de 11 municípios capixabas interessados em compreender e atuar de forma mais consciente no cenário político. Podem participar jovens a partir de 16 anos – sem limite máximo de idade.
A ação é coordenada pela Casa dos Municípios, setor da Ales que atua na aproximação entre o Legislativo estadual e as administrações municipais. O curso será realizado presencialmente em polos distribuídos pelas seguintes cidades: Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição da Barra, Itapemirim, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Serra, Vila Velha e Vitória.
Aulas presenciais e certificação ao final do curso
A formação tem carga horária total de 80 horas, divididas em encontros quinzenais de 4 horas cada, com término previsto para novembro. Cada turma poderá contar com até 60 alunos, e os participantes receberão certificado emitido pela Escola do Legislativo da Ales.
Segundo a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, mais de 400 pessoas já haviam se inscrito até esta semana. O curso será ministrado, majoritariamente, por professores voluntários, incluindo servidores da Ales, gestores públicos, juízes, promotores de Justiça e deputados estaduais.
Conteúdo
A grade curricular é voltada ao ensino da legislação com foco prático na gestão pública e políticas públicas. “Tudo que envolve a gestão de um município, de um estado, eles vão ter acesso a essas informações”, afirma Joelma.
Além do conteúdo técnico, a escola busca promover um ambiente de diálogo e formação cidadã. “Fazer com que eles enxerguem que é na política que a gente constrói todas as pautas que tratam das coisas efetivas da vida das pessoas”, pontua a secretária. Ela também destaca o combate ao desinteresse político entre os jovens: "Muitas vezes, eles ficam pensando ‘política é uma coisa suja’, mas se eles não conhecem, só ouvem falar, não participam das decisões. E as decisões da vida deles estão aqui dentro", completa.
Abertura oficial
A cerimônia de abertura da Escola de Formação Política está marcada para o dia 8 de maio, às 14 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, sede da Assembleia Legislativa, em Vitória. A aula inaugural será conduzida pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União Brasil). O evento é aberto a todos os alunos inscritos no programa.
Como se inscrever
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ou entrar em contato com os polos municipais da Casa dos Municípios. As vagas são limitadas.