A Prefeitura de Colatina deu um passo decisivo para fortalecer a educação municipal com o lançamento do Programa “Mais Ciência na Escola”, no Centro de Ciência da cidade. A iniciativa visa promover o ensino de ciências por meio da inovação tecnológica e da criatividade, ampliando o interesse dos alunos por atividades práticas e pesquisa.
Já no evento de lançamento foram entregues quatro laboratórios Maker às escolas da rede municipal de ensino, marcando o início de uma etapa de modernização das salas de aula. As unidades contempladas foram:
Adwalter Ribeiro Soares
Belmiro Teixeira Pimenta
João Manoel Meneghelli
Lions Clube de Colatina
O programa prevê não apenas a instalação dos espaços equipados com tecnologias de prototipagem, como impressoras 3D e kits de robótica, mas também ações de formação continuada para professores, elaboração de planos de atividades interativas e concessão de bolsas de estudo para educadores e alunos. Segundo a gestão, essas medidas vão criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos.
O prefeito Renzo Vasconcelos destacou o compromisso da administração municipal com a qualidade do ensino público. “Investir em educação, ciência e tecnologia é investir no futuro da nossa cidade. Com o Programa Mais Ciência, estamos criando oportunidades para que nossos jovens desenvolvam habilidades essenciais para os desafios do futuro”, declarou.
A expectativa da Prefeitura é expandir o programa até o fim de 2025, contemplando um número maior de escolas e consolidando Colatina como referência em educação científica no Espírito Santo.