Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 12h42m
Vitória News — Um jornal de verdade
Exterior

Aviões quase bateram nos EUA por erro do tráfego aéreo, diz investigação

FolhaPress 07/06/2024 11:26

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O erro de um controlador de tráfego aéreo quase causou a colisão de dois aviões no Aeroporto Internacional de Austin, no Texas (EUA), aponta uma investigação.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Incidente aconteceu em fevereiro de 2023 entre um avião da Southwest com 128 passageiros e um cargueiro da FedEx. O avião da FedEx estava na aproximação final para pousar em Austin e quase bateu no Boeing da Southwest, que acelerava para decolar da pista.

Aviões ficaram a menos de 60 metros de distância. Segundo a investigação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), o controlador autorizou que duas aeronaves usassem a mesma pista em meio a neblina.

SESC PICASSO

Controlador contou aos investigadores que não conseguiu ver o avião da Southwest enquanto ele taxiava na pista por causa da baixa visibilidade. O relatório também criticou a Administração Federal de Avião dos EUA por não exigir que o aeroporto de Austin tenha uma tecnologia de rastreio para ajudar o controle aéreo.

Pilotos também contribuíram com o erro. A investigação aponta que os pilotos da Southwest não informaram ao controle aéreo que precisavam de mais tempo na pista para iniciar a decolagem.

CONTADOR - BONUS

Relatório criticou o aeroporto de Austin por não oferecer treinamento suficiente. A presidente do NTSB diz que o desastre só foi evitado por causa das "ações heroicas da tripulação da FedEx", afirmou Jennifer Homendy.

Segundo Michael Graham, do NTSB, o controlador do tráfego aéreo e a tripulação da Southwest mostraram falta de julgamento e tomada de decisão. "Se não fosse pela tentativa de última hora da equipe da FedEx, poderíamos ter uma discussão diferente hoje".

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas