O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil aguarda, para os próximos dias, a resposta dos Estados Unidos a uma proposta de “mapa do caminho” que deve orientar as negociações destinadas a resolver pendências comerciais entre os dois países.
A sinalização veio após a reunião entre Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington. Os dois já haviam se encontrado durante o G7, no Canadá. Segundo o chanceler, Rubio demonstrou interesse em acelerar as tratativas.
Vieira informou que o Brasil apresentou suas propostas e agora aguarda o retorno americano. O encontro ocorre após a primeira reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em 26 de outubro, quando ambos concordaram em iniciar negociações técnicas para reverter o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Em 4 de novembro, os dois países realizaram uma reunião virtual de alto nível, na qual o governo brasileiro apresentou uma resposta detalhada aos temas enviados por Washington em outubro. A expectativa é que a análise americana seja concluída ainda esta semana ou no início da próxima.
O objetivo é firmar, até o fim deste mês, um acordo provisório que estabeleça o roteiro das negociações comerciais pelos próximos um ou dois anos. As discussões acontecem em meio às tarifas adicionais de 50% aplicadas pelos Estados Unidos a diversos produtos do Brasil.
Delegações ampliadas
A reunião em Washington contou com equipes técnicas dos dois países. Pelo Brasil participaram:
– Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil em Washington;
– Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social;
– Ricardo Monteiro, chefe de gabinete e embaixador;
– Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty;
– Fernando Sena, ministro-conselheiro da embaixada brasileira.