Quinta-feira, 24 de Setembro de 2026 | 19h50m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Vitória e Vila Velha entram em pesquisa nacional sobre perfil dos turistas

Levantamento vai ouvir cerca de 22,5 mil visitantes em 50 municípios brasileiros e pretende orientar políticas e investimentos no setor

Vitória News 24/09/2026 08:45
Vitória e Vila Velha entram em pesquisa nacional sobre perfil dos turistas
No Espírito Santo, apenas Vitória e Vila Velha (foto) integram esta etapa do levantamento. Foto: Everton Thiago/PMVV

Vitória e Vila Velha estão entre os 50 municípios escolhidos para participar da primeira edição da Pesquisa Nacional de Demanda Turística, levantamento que pretende traçar um perfil dos visitantes e identificar como eles planejam, realizam e avaliam suas viagens pelo Brasil.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A pesquisa é realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Itaipu Parquetec e abrange destinos das cinco regiões do país. A previsão é realizar aproximadamente 22,5 mil entrevistas presenciais até 3 de outubro. Os resultados devem ser divulgados até abril de 2027.

No Espírito Santo, apenas Vitória e Vila Velha integram esta etapa do levantamento. As duas cidades fazem parte do grupo de oito municípios selecionados na Região Sudeste.

Os pesquisadores vão abordar turistas em locais de circulação e concentração de visitantes. Podem participar brasileiros e estrangeiros com 18 anos ou mais, desde que não sejam moradores do município onde ocorre a entrevista e tenham realizado ou pretendam realizar pelo menos uma pernoite no destino.

O questionário é padronizado e reúne informações sobre motivos da viagem, meios de transporte utilizados, tipo de hospedagem, duração da estadia, composição dos grupos, atividades realizadas e gastos durante a visita.

Os entrevistados também serão questionados sobre as fontes utilizadas para escolher o destino e poderão avaliar aspectos como infraestrutura, qualidade dos serviços, acessibilidade, segurança, conectividade e preços.

SESC PICASSO

A intenção é reunir informações mais detalhadas sobre o comportamento dos viajantes e as características dos destinos brasileiros, permitindo identificar necessidades e orientar decisões relacionadas ao desenvolvimento turístico.

Segundo o Ministério do Turismo, os municípios foram selecionados com base no Mapa do Turismo Brasileiro e em indicadores utilizados para avaliar a atividade turística. Entre os critérios considerados está o Índice Geral dos Municípios, formado por dezenas de indicadores distribuídos em diferentes áreas relacionadas ao setor.

Além de Vitória e Vila Velha, a Região Sudeste terá entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Armação dos Búzios, Belo Horizonte, Extrema e Ilhabela.

CONTADOR - BONUS

Entre os demais destinos selecionados no país estão Salvador, Fortaleza, Recife, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Gramado, Florianópolis, Brasília, Caldas Novas, Manaus e Belém.

Os dados obtidos serão incorporados ao Observatório Nacional de Turismo Sustentável. A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo participa do planejamento metodológico, da coordenação da coleta e da consolidação dos resultados.

Também estão previstos encontros nas cinco regiões brasileiras e uma conferência nacional no primeiro semestre de 2027 para apresentação da metodologia e compartilhamento das informações produzidas pelo levantamento.

O Ministério do Turismo informou ainda que a estrutura desenvolvida para a pesquisa poderá posteriormente ser utilizada por outros municípios interessados em adotar a mesma metodologia.


Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas