Auditoria considerou satisfatórios os controles brasileiros, mas liberação ainda depende de decisão técnica do bloco europeu
As exportações brasileiras de frango e mel para a União Europeia podem ser retomadas no curto prazo. A sinalização foi dada pelo comissário europeu de Comércio e Segurança Econômica, Maroš Šefčovič, durante reunião com representantes do governo brasileiro.
Segundo o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, uma auditoria realizada recentemente no Brasil teve resultado positivo e indicou que o país reúne condições para cumprir as exigências europeias relacionadas ao uso de antimicrobianos.
A decisão final, porém, ainda depende de análise do Comitê Permanente de Plantas, Animais, Alimentos e Rações da Comissão Europeia, que deve discutir o tema em outubro.
A fiscalização avaliou, entre outros pontos, os controles adotados pelo Brasil para impedir o uso de antimicrobianos com finalidade de estimular o crescimento dos animais ou aumentar o rendimento da produção.
As exportações de frango e mel estão suspensas desde 3 de setembro, quando a União Europeia retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com as regras do bloco para determinados produtos de origem animal.
A restrição também atingiu carne bovina, suína, pescados, ovos e outros itens.
O governo brasileiro tenta agora acelerar também a retomada das exportações de carne bovina. Nesse caso, porém, o processo é mais complexo porque envolve exigências adicionais de rastreabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do animal.
A expectativa do governo é que o avanço nas cadeias de aves e mel abra espaço para novas negociações sobre outros produtos afetados pelas restrições.
Fonte: Agência Brasil, Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços