Primeiro encontro do Estado Presente na nova gestão ocorre com menor índice de março em 30 anos
O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, liderou nesta quarta-feira (15) a reunião de coordenação estratégica do programa Estado Presente em Defesa da Vida. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, com a participação de representantes das forças de segurança, secretários de Estado, integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário.
A reunião marca o início dos trabalhos da nova gestão e ocorre em um cenário de estabilidade nos indicadores criminais. O Estado encerrou março com 59 homicídios, o menor número registrado para o período nos últimos 30 anos e o melhor resultado da série histórica desde 1996.
No acumulado do primeiro trimestre de 2026, foram registradas 213 mortes violentas, o mesmo número observado no mesmo período de 2025, mantendo o patamar considerado historicamente controlado para crimes contra a vida.
"A Segurança Pública é uma obra inacabada, em que precisamos estar atentos todos os dias. Coordenei por um período significativo o Programa Estado Presente, enquanto vice-governador, e agora o trabalho e a dedicação aumentam como governador do Estado. Vamos seguir firmes, acompanhando cada movimento e resultados, realizando investimentos e fortalecendo nossas forças de segurança para que possamos melhorar, a cada dia, nossos indicadores e tornar o Espírito Santo cada vez mais seguro para se viver”, afirmou o governador Ricardo Ferraço.
Durante o encontro, foram apresentados dados atualizados e discutidos pontos que exigem maior atenção das forças policiais. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o desempenho recente.
“A gente teve um mês de março desafiador, que havia sido muito bom no ano passado, e, mesmo assim, conseguimos registrar um resultado ainda melhor. Isso é fruto de toda a integração do programa Estado Presente, agora com a coordenação do nosso governador Ricardo Ferraço, que tem dado continuidade a um trabalho de longo prazo, que é justamente o que necessitamos para que a Segurança Pública dê resultados efetivos e reais para a população. O Espírito Santo está no caminho certo e precisa continuar assim”, afirmou Damasceno.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do programa, Álvaro Duboc, também destacou a continuidade das ações.
“O governador Ricardo Ferraço tem na segurança pública uma prioridade clara e segue comprometido com a continuidade e o aprimoramento das ações e investimentos que vêm transformando a realidade do Espírito Santo. O Programa Estado Presente é a principal expressão desse trabalho, com resultados consistentes e redução histórica dos crimes violentos ao longo dos anos. Com a integração entre os Poderes, o envolvimento das instituições do sistema de justiça criminal, o reforço dos investimentos e a liderança do governador, vamos seguir avançando na direção certa, sempre com foco na proteção da vida e no bem-estar dos capixabas”, comentou Duboc.
De acordo com os participantes, o principal desafio é manter a trajetória de redução dos índices de criminalidade, com foco no enfrentamento às facções criminosas e na continuidade da queda dos crimes patrimoniais, impulsionada por investimentos em efetivo e tecnologia.