Quinta-feira, 5 de Novembro de 2026 | 07h32m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Variedades

Neto de Cacá Diegues chama de 'mafiosa' pressão dos streamings sobre governo

FolhaPress 19/05/2025 16:29

CANNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) - Três meses após a morte de Cacá Diegues, o Festival de Cannes exibe "Para Vigo Me Voy!", documentário que mescla trechos dos filmes do cineasta com entrevistas dadas por ele ao longo da vida.

Feliz Automóveis

Logo antes de morrer, o célebre autor do cinema novo enviou uma carta ao presidente Lula (PT) expressando "profunda preocupação" com os rumos da política para o setor do audiovisual, "que enfrenta um preocupante processo de desindustrialização".

José Bial, neto de Cacá Diegues, diz que o avô "entendia a necessidade da presença estatal no cinema".

Na carta, revelada pela Folha de S.Paulo na sexta (16), Diegues expressava sua preocupação com o setor audiovisual e pedia por políticas que garantissem a "constância de conteúdo brasileiro nas nossas telas". Hoje, uma das pautas mais urgentes para o setor cultural é a regulamentação do streaming.

"Essa questão do streaming é como se um grande valentão todo-poderoso quisesse passar por cima das regras da sociedade. É uma coisa mafiosa, que não deveria acontecer", disse, à reportagem, José Bial.

SESC 20 DE OUTUBRO

Na carta, Cacá Diegues disse a Lula que "a política cultural de seus mandatos anteriores foi um sucesso", mas que "hoje, vivemos um retrocesso" com Lula 3.

Hoje, ao contrário de salas de cinema e TVs por assinatura, as plataformas de streaming não pagam a Condecine, a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional.

As propostas de regulamentação e taxação das plataformas de streaming tentam sair do papel há anos no Brasil, sem sucesso.

CONTADOR - BONUS

O assunto voltou a esquentar em Brasília nos últimos meses, com pelo menos quatro agendas importantes. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e seu secretário-executivo, Márcio Tavares, se reuniram com os parlamentares relatores dos projetos de lei sobre o assunto na Câmara e no Senado. Hoje o projeto que veio do Senado está sob relatório de Jandira Feghalli (PCdoB), na Câmara.

Em meio a isso, Netflix e Amazon têm se aproximado de diferentes áreas do governo federal e participam de mesas de negociação para apoiar projetos variados.

Reformas de salas de cinema, campanhas de promoção do turismo e reformas em equipamentos públicos estão nos planos de algumas plataformas de streaming que atuam no Brasil.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus