Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h43m
Vitória News — Um jornal de verdade
Política

Janete leva pauta animal a Marechal Floriano

Audiência pública debateu maus-tratos, abandono de cães e criação de estrutura permanente de proteção animal no município

Vitória News 13/05/2026 11:00
Janete leva pauta animal a Marechal Floriano
Foto: Aldo Aldesco/Ales

A presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputada Janete de Sá, participou de uma audiência pública em Marechal Floriano para discutir políticas de proteção animal, combate aos maus-tratos e criação de estrutura permanente voltada ao atendimento da causa animal no município.

O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar Municipal em Defesa da Causa Animal da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, representantes da saúde, meio ambiente e moradores da cidade. Durante a audiência, foram debatidos problemas relacionados ao abandono de cães e gatos, além da dificuldade de atendimento e acolhimento dos animais nas vias públicas.

Janete de Sá apresentou experiências desenvolvidas no âmbito estadual, incluindo ações legislativas, campanhas de castração e programas voltados ao bem-estar animal. A parlamentar também citou a atuação da CPI dos Maus-Tratos contra Animais e o trabalho desenvolvido pela comissão permanente da Assembleia Legislativa.

Segundo o vereador Diogo Endlich Oliveira, presidente da frente parlamentar municipal, a cidade enfrenta dificuldades relacionadas ao abandono de animais e à falta de estrutura adequada para atendimento das ocorrências. Ele defendeu a criação de uma Gerência de Bem-Estar Animal e cobrou maior participação do Executivo municipal nas políticas voltadas à área.

Durante a audiência, também foram discutidas alternativas para ampliação de recursos destinados à causa animal, incluindo o uso de emendas parlamentares impositivas e a contratação de médico veterinário para atuação junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A deputada afirmou que levará ao Executivo municipal as demandas apresentadas durante o encontro e sinalizou apoio às propostas debatidas pelos participantes.

Fonte: Ales

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus Senac 16 de julho — Capa (rail) SESC PICASSO CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas