Deputada disse que cinco pessoas estão internadas em UTIs e defendeu acesso a medicamentos para animais infectados
A deputada estadual Janete de Sá alertou, na Assembleia Legislativa, para o avanço da esporotricose no Espírito Santo. A doença, que afeta principalmente gatos e também pode ser transmitida a seres humanos, motivou o pronunciamento da parlamentar durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (17).
Segundo Janete, cinco pessoas contaminadas estão internadas em unidades de terapia intensiva. A deputada afirmou que o Estado precisa ampliar as medidas de enfrentamento à doença e garantir tratamento adequado aos animais infectados, como forma de proteger também a saúde da população.
A parlamentar informou que mantém diálogo com o governador Ricardo Ferraço para buscar alternativas de aquisição de medicamentos usados no tratamento da esporotricose em gatos. Entre os itens citados estão itraconazol e iodeto de potássio, considerados importantes para o controle da enfermidade nos animais.
Janete também defendeu a conscientização da população para evitar abandono e maus-tratos. Segundo ela, gatos com sinais suspeitos devem receber atendimento e orientação adequada, e não ser culpabilizados pela doença.
“A culpa não é do gatinho. Quem vê um gatinho com ferida no rosto, nos ajude. Avise à CPI para que possamos orientar os tutores e buscar tratamento para esses animais”, afirmou.
A deputada lembrou que já apresentou proposta voltada ao controle estadual da esporotricose e reforçou que o enfrentamento da zoonose depende de informação, tratamento veterinário e atuação coordenada do poder público.
Durante o pronunciamento, Janete também destacou ações do programa Pet Vida realizadas em Jardim Camburi, em Vitória. A iniciativa oferece castração e vacinação de cães e gatos. Segundo a parlamentar, o programa foi ampliado e passou a incluir a aplicação da vacina V8 em cães e da V4 em felinos.
A deputada ainda pediu apoio da população para identificar uma pessoa suspeita de envenenar animais na Ilha do Príncipe, em Vitória. Segundo ela, dois cães morreram após ingerirem fatias de salame supostamente contaminadas com chumbinho.
A CPI de Combate aos Maus-Tratos contra os Animais acompanha o caso e esteve na região para levantar informações. Janete classificou os atos como cruéis e afirmou que a comissão busca apoio para localizar a responsável.
Denúncias podem ser encaminhadas ao e-mail defesadosanimais.es@gmail.com, pelo telefone (27) 3382-3513 ou pelo Disque-Denúncia 181.
Os dados são da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.