Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h47m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

IPCA menor do que o previsto reforça queda da Selic em agosto e anima Ibovespa

Estadão Conteúdo 10/07/2026 11:57

O Ibovespa inicia a sessão desta sexta-feira (10) com forte alta, apesar da fraqueza das bolsas em Nova York. A valorização reflete o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho abaixo do esperado. O bom humor é praticamente generalizado na B3. De 79 ativos, só Prio cedia (-0,70%).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Além de ter desacelerado em relação a maio, o IPCA ficou abaixo do piso das estimativas, o que empurra para baixo os juros futuros. O resultado do IPCA reforça as projeções de nova queda da Selic em 0,25 ponto porcentual no Comitê de Política Monetária (Copom) em agosto. Assim, o Ibovespa pode fechar a terceira semana com ganho.

O IPCA é uma surpresa boa. Depois dos dados mais fracos do mercado de trabalho e da indústria, agora o índice veio na mesma direção, de desaceleração", diz Tadeu Arantes, head de alocação da Ghia Multi Family Office.

Em meio ao fechamento da curva de juros, Arantes afirma que o dado reforça a expectativa majoritária de novo corte de 0,25 ponto porcentual na Selic em agosto, pelo Banco Central. Segundo ele, isso indica uma perspectiva de menor pressão de custos nas empresas

SESC PICASSO

A alta do minério de ferro também dá suporte ao principal indicador da B3, mas a cautela com as tensões entre Estados Unidos e Irã segue no radar. O petróleo opera com volatilidade, com investidores monitorando os desdobramentos dos conflitos no Oriente Médio. A despeito disso, as ações da Petrobras avançam.

Por enquanto, as tensões entre Estados Unidos e Irã seguem sob um controle relativo. Apesar da troca de ataques militares, há negociações técnicas em andamento.

Divulgado na manhã desta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,16% em junho, após 0,58% em maio, acumulando 4,64% em 12 meses. Os resultados ficaram abaixo do piso das estimativas em pesquisa Projeções Broadcast, de 0,26% e 4,75%, respectivamente.

CONTADOR - BONUS

"O qualitativo veio bom, com surpresa nos núcleos. Grande parte da surpresa foi alimentação, que também ajudou serviços subjacentes via alimentação fora. O segmento de industriais também registrou resultado abaixo", diz em nota Natalie Victal, economista-chefe da SulAmérica Investimentos.

Na quinta-feira, 9, o Ibovespa fechou em alta de 1,22%, aos 172.742,12 pontos. Às 11h41 desta sexta, o Índice Bovespa subia 2,14%, aos 176.443,07 pontos, ante alta de 2,42%, na máxima aos 176.922,55 pontos, e mínima de abertura estável aos 172.760,66 pontos. O minério de ferro fechou com valorização de 0,87% em Dalian, na China.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas