Deputado diz que situação em Village do Sol é “inadmissível” e pede mobilização para garantir saneamento e abastecimento de água à população
O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini, cobrou medidas para garantir abastecimento de água tratada e saneamento básico ao bairro Village do Sol, em Guarapari. Durante reunião da comissão, o parlamentar classificou como “inadmissível” a situação enfrentada pelos moradores da região.
“É inadmissível não ter água tratada num local com 10 mil pessoas. É um absurdo”, afirmou Gandini ao criticar a ausência do bairro no contrato da Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento.
Segundo o deputado, a comunidade precisa de mobilização semelhante a outros movimentos já realizados no Espírito Santo, como as ações contra pedágios e as cobranças pela retomada de obras de esgotamento sanitário em Recanto da Sereia.
“Nós precisamos fazer um movimento. A Cesan precisa assumir aquilo ali, trocar a rede e, quando chegar a Estação de Caçaroca, daqui a um ano, fazer a ligação. Precisamos organizar essa cobrança pública”, declarou.
A discussão ocorreu durante apresentação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) sobre ações ligadas à gestão das águas e saneamento no Estado.
Moradores da região relataram preocupação com a qualidade da água consumida atualmente. Representando a associação comunitária do bairro, Ilson Galego afirmou que a população convive há décadas sem infraestrutura básica adequada.
“A população está tomando água com coliformes fecais. As crianças estão doentes. Queremos o básico para viver com dignidade”, disse.
De acordo com os relatos apresentados na comissão, muitas residências utilizam fossas sépticas em área de lençol freático elevado, aumentando o risco de contaminação ambiental e problemas de saúde pública.
Ao comentar o tema, Gandini afirmou que a Comissão de Meio Ambiente vem ampliando o debate sobre recursos hídricos, qualidade da água e saneamento no Espírito Santo, acompanhando demandas consideradas críticas em diferentes municípios capixabas.