Segunda-feira, 26 de Outubro de 2026 | 08h15m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Política

Flávio contesta prorrogação da votação após campanha pedir mais tempo em cinco estados

Derrotado por Lula, senador anunciou que buscará anulação da eleição; solicitação anterior ao TSE abrangia municípios afetados por chuvas

Vitória News 26/10/2026 06:22

O senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que recorrerá à Justiça para pedir a anulação da eleição presidencial, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de domingo (25). O candidato derrotado questionou a prorrogação do horário de votação e alegou que a medida comprometeu a igualdade entre os eleitores.

Feliz Automóveis

A contestação ocorre depois de sua própria campanha solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ampliação da votação até as 19h em municípios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na ocasião, a justificativa apresentada foi a dificuldade de deslocamento provocada por chuvas fortes. 

Os pedidos tinham abrangências diferentes. A campanha de Flávio buscava uma extensão localizada em cidades atingidas pelas condições climáticas. A equipe de Lula também havia solicitado mais tempo, citando problemas na oferta de transporte coletivo em municípios de diferentes regiões.

A decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou a votação até as 19h nas seções que ainda estavam abertas. Urnas já encerradas não poderiam voltar a receber votos.

Após o resultado, Flávio afirmou que não reconheceria a eleição nas circunstâncias em que ocorreu e anunciou a intenção de contestá-la judicialmente. O anúncio, entretanto, não deve ser confundido com a confirmação de que o pedido de anulação já tenha sido protocolado.

Fonte: Agência Brasil e Agência Senado

SESC 20 DE OUTUBRO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS Senac 16 de julho — Notícias (lateral)