Sexta-feira, 16 de Outubro de 2026 | 19h20m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Economia

FecomercioSP: rotatividade no varejo paulista atinge 63% em 12 meses até junho

Estadão Conteúdo 16/10/2026 18:27

A rotatividade da mão de obra no varejo paulista chegou a 63,3% nos 12 meses até junho de 2026, atingindo o maior patamar desde 2022, quando a taxa era de 51%. Os dados são do Panorama do Comércio de outubro, divulgado nesta sexta-feira, 16, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

O indicador mostra a intensidade das movimentações de trabalhadores no mercado de trabalho formal. Na prática, para cada 100 vínculos celetistas considerados no cálculo, cerca de 63 passaram por movimentações ao longo do período.

Entre os segmentos, as maiores taxas de rotatividade em 2026 foram registradas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados (79,1%), nos supermercados (72,1%) e nas lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos (61,5%).

"O número aponta um desafio significativo, já que representa um custo direto às empresas. Quanto mais rotatividade, mais gastos com rescisões (aviso-prévio, FGTS, multas) com novas contratações (divulgação, triagem, exames) ou os treinamentos iniciais dos novos funcionários", avalia analistas da FecomercioSP.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus PREFGEITURA DE ARACRUZ Pi 35646

Notícias Relacionadas