No meio da briga entre a Unimed Vitória e a Benevix Administradora de Benefícios Ltda, quem está no meio do fogo cruzado são os clientes da cooperativa médica. Neste mês os usuários receberam dois boletos de cobrança, um da Benevix e outro Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo e ACS-ES. Para tocar mais fogo na lenha a Benevix pede para ignorar os boletos da ACS-ES e a Unimed Vitória pede para fazer o mesmo com as cobranças da Benevix.
Apesar do imbróglio, não houve interrupção ou alteração dos serviços médicos prestados pela Unimed Vitória, desde que o ciente tenha providenciado a troca da carteirinha e da numeração da mesma. A Benevix informa através do seu SAC que o seu contrato firmado junto a Unimed Vitória está em pleno vigor, valendo até o dia 1º de de junho de 2028. E que busca reconhecer essa validade no Judiciário.
Dois boletos
Enquanto a Unimed informa que os clientes que tinham vínculo através da Benevix e que foram “migrados” para duas outras administradoras de benefícios, são os usuários da cooperativa que estão recebendo dois boletos de pagamento neste mês. Por sua vez, em nota, a direção da Unimed diz “de agora em diante, as cobranças da mensalidade do plano de saúde não serão mais feitas pela Benevix, e sim pelas entidades de classe, com boleto próprio.”
As entidades de classe a que se refere, são a Associação do Comércio de Bens e Serviços no Estado do Espírito Santo (ACS-ES) e a Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (ACE-ES). De acordo com a cooperativa médica, os clientes já estavam vinculados a essas entidades empresariais através da Benevix.
Orientação
“Sobre eventuais cobranças duplicadas, a Unimed Vitória esclarece que, uma vez que foi encerrado o contrato com a administradora Benevix, qualquer boleto de mensalidade enviado por ela aos clientes é indevido e não deve ser pago. Juntamente com as entidades ACS-ES, e ACE-ES. a cooperativa já está acionando judicialmente a administradora para evitar que os beneficiários sejam prejudicados”, diz a Unimed Vitória em nota.
E prossegue:“De acordo com as comunicações previamente enviadas aos beneficiários, os contratos de plano de saúde foram migrados para um sistema de contratação direta entre a Unimed Vitória e ACE-ES e ACS-ES, às quais estão vinculados. Como explicado nesses comunicados, de agora em diante, as cobranças da mensalidade do plano de saúde não serão mais feitas pela Benevix, e sim pelas entidades de classe, com boleto próprio.
No mesmo comunicado à imprensa, a Unimed Vitória diz que caso algum cliente tenha feito o pagamento do boleto enviado pela Benevix, a orientação é que faça contato com sua central de atendimento por um dos canais disponíveis: telefone (27) 99842-9341 ou e-mail planounimed@acses.org.br. “A cooperativa lamenta o ocorrido, reitera seu cuidado com os beneficiários e se compromete publicamente a manter ativas as carteirinhas de todos que estejam nessa situação, garantindo, assim, atendimento e cobertura”, complementa.
Silêncio
Foi solicitado à Unimed Vitória, através de sua Assessoria de Imprensa, uma entrevista com um representante do setor jurídico da cooperativa, para esclarecer como ficam as cláusulas contratuais que os clientes empresariais firmaram com a Benevix, para ter acesso aos planos de saúde. A cooperativa médica otpou em enviar uma nota, sem explicar como ficam os contatos dos clientes com a Benevix.
O questionamento decorre de informações dadas pelo SAC da Unimed Vitória, onde os atendentes informam que “pode ter ocorrido alteração no contrato firmado anteriormente com a Benevix” e que há possibilidade de ter ocorrido um aumento nos valores à revelia do cliente. E que para isso deve entrar em contato com a ACS-ES/ACE-ES através dos telefones (27) 3323-1109, (27) 99614-5151 ou (27) 99842-9341.
O cliente empresarial vai ficar sem saber sobre as alterações e as possíveis majorações em sua mensalidade. “Infelizmente essa é a informação que me autorizaram a passar”, justificou a jornalista responsável pela Assessoria de Imprensa. Anteriormente, o SAC da Benevix afirmou que somente aplica um único reajuste anual e que este ocorre no mês de novembro.
Justificativa
Na nota recebida da Unimed Vitória, a cooperativa justifica o que motivou o rompimento unilateral do contrato com a Benevix. “Porém, diante dos aumentos nos custos da saúde privada no Brasil ao longo dos últimos anos, a ACE-ES e a ACS-ES decidiram alterar seu modelo de contratação dos planos de saúde coletivos empresariais, dispensando os serviços da Benevix, como forma de oferecer aos seus associados os mesmos planos de saúde com um preço muito mais acessível.”
E finalizou: “De acordo com as comunicações previamente enviadas aos beneficiários, os contratos de plano de saúde foram migrados para um sistema de contratação direta entre a Unimed Vitória e ACE-ES e ACS-ES, às quais estão vinculados. Como explicado nesses comunicados, de agora em diante, as cobranças da mensalidade do plano de saúde não serão mais feitas pela Benevix, e sim pelas entidades de classe, com boleto próprio.”