Sábado, 17 de Outubro de 2026 | 19h48m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Economia

BCE: Rehn defende resiliência do sistema bancário apesar do impacto de guerras

Estadão Conteúdo 17/10/2026 11:28

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Finlândia, Olli Rehn, afirmou que a guerra no Oriente Médio elevou os preços de energia e a inflação da zona do euro, acrescentando que o sistema bancário europeu tem demonstrado resiliência diante de uma sequência de choques nesta década.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Rehn disse que, com o novo choque energético, o crescimento europeu "pode não ser brilhante", mas deve permanecer relativamente sólido, apoiado por gastos com defesa e infraestrutura. Ele acrescentou que o consumo privado também tem se sustentado melhor do que o esperado.

Na inflação, o dirigente afirmou que os preços seguem acima da meta, principalmente por causa da energia. Até agora, segundo ele, não há sinais de que a inflação tenha se espalhado para preços não relacionados à energia ou para os salários, nem evidências de efeitos de segunda ordem.

Ainda assim, Rehn afirmou que as autoridades permanecerão vigilantes, alertando que esses efeitos podem surgir de forma gradual. Para ele, a Europa "não pode se dar ao luxo de uma crise de acessibilidade", em referência ao impacto do custo de vida sobre famílias e empresas.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus PREFGEITURA DE ARACRUZ Pi 35646

Notícias Relacionadas