Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h34m
Vitória News — Um jornal de verdade
Variedades

Universal põe aviso contra o uso de seus filmes para treinar IA nos créditos finais

FolhaPress 08/08/2025 19:34

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Universal Pictures pôs alertas que repelem o uso dos seus filmes para treino de ferramentas de inteligência artificial nos créditos finais de seus lançamentos. Os avisos já estavam presentes, em cópias globais, desde o lançamento do live-action de "Como Treinar o Seu Dragão", e também aparecem no novo "Jurassic World", por exemplo.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Os mesmos dizeres estão sendo exibidos em sessões da animação "Os Caras Malvados 2", que chega ao Brasil apenas na quinta-feira que vem (14). "Esse trabalho não pode ser usado para treinar IA", diz o aviso, em inglês.

O objetivo é proteger as produções originais em um mundo onde há cada vez mais cópias feitas por inteligência artificial. Uma polêmica tomou a indústria cinematográfica quando foram criados nas redes sociais filtros que transformam fotos em desenhos em poucos segundos com os traços do estúdio de animação japonês Ghibli.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas