A Câmara de Vitória (ES), que a partir do próximo ano terá um aumento de 15 para 20 vereadores, vai ter nove vereadores novatos, além do retorno de Armandinho Fontoura (PL), que foi o nono mais votado. A mais votada foi a vereadora Karla Coser
(PT), que obteve 7.256 votos. O segundo mais votado foi o estreante em cargo eletivo, o advogado Aylton Trancoso Dadalto (Republicanos), que teve 5.218 votos.
O candidato Darcio Bracarense Filgueiras (PL), que declarou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser “ocupante de cargo em comissão”, é outro novato na Câmara de Vereadores de Vitória. Ele teve 4.101 votos e ficou em quarto lugar. O PT aumenta a sua bancada, de um para dois vereadores. O segundo, o professor Jocelino da Conceição Silva Júnior, também novo na Câmara de Vitória.
Estréia
Também vai estrear como vereador da Capital o candidato Bruno Malias Mendes (PSB), que declarou ao TSE ter como profissão “outros” e teve 3.079 votos. O atual vereador André Moreira (PSOL) obteve 2.628 votos e não conseguiu se reeleger, mas o seu partido terá um estreante no parlamento municipal: A professora de ensino médio Ana Paula Silva da Rocha (PSOL), que teve 2.670 votos.
Na relação de novatos, está ainda a vereadora eleita Rosimara Maria Ventura Rosa, a Mara Maroca (PP), que declarou ao TSE ter como profissão “outros.” Outro que vai atuar pela primeira vez no legislativo municipal é o advogado Pedro Mansur Trés, o Pedro Trés (PSB).
Também vai ocupar uma vaga como vereador de Vitória, o candidato eleito João Flavio da Silva de Paiva, que declarou ao TSE ter como profissão “motorista de veículos de transporte coletivo de passageiros.”
Ainda há o empresário Camillo Augusto Marchezi de Oliveira Neves (PP), que após duas tentativas sem sucesso para se eleger à Câmara de Vitória, nas eleições municipais de 2016 e 2020, conseguiu se eleger neste domingo. Também novato, o cabeleireiro e barbeiro Orlandino Rodrigues de Souza, o Baiano do Salão (Podemos) foi eleito com 2.171 votos.
Vereadores eleitos de Vitória/número de votos
1º) Karla Coser (PT) /7.256
2º) Aylton Dadalto (Republicanos) / 5.218
3º) Davi Esmael (Republicanos) / 5.200
4º) Darcio Bacarense (PL) / 4.101
5º) André Brandino ((Podemos) / 3.584
6º) Jocelino da Conceição Silva Junior, o
professor Jocelino (PT) / 3.251
7º) Luiz Emnenual (Republicanos) / 3.114
8º) Bruno Malias (PSB) / 3.079
9º) Armandinho Fontoura (PL) / 3.076
10º) Anderson Goggi (PP) / 2.937
11º) Luiz Paulo Amorim (PV) / 2.789
12º) Camillo Augusto Marchezi de
Oliveira Neves (PP) / 2.778
13º) Aloisio Varejão (PSB) / 2.736
13º) Mauricio Leite (PRD) / 2.728
14º) Ana Paula Rocha (PSOL) / 2.670
15º) Leonardo Monjardim (Novo) / 2.449
16º) Rosimara Maria Ventura Rosa, a
Mara Maroca (PP) / 2.390
17º) Dalto Neves (Soliudariedade) / 2.345
18º) Pedro Mansur Trés, o Pedro Trés
(PSB) /2.316
19º) Orlandino Rodrigues de Souza, o
Baiano do Salão (Podemos) / 2.171
20º) João Flavio da Silva de Paiva
(MDB) / 1.541
Fonte: TSE