Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h18m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Confiança do comércio cai em agosto e atinge menor nível desde novembro de 2025

Índice recuou 0,6% e chegou a 101,3 pontos; empresários estão mais pessimistas com o cenário atual, apesar da melhora das expectativas para os próximos meses

Vitória News 30/08/2026 07:01

A confiança dos empresários do comércio brasileiro voltou a cair em agosto. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 0,6% na comparação com julho, já descontados os efeitos sazonais, e atingiu 101,3 pontos, menor nível desde novembro de 2025.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Na comparação com agosto do ano passado, a retração foi de 0,7%. O levantamento é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A principal pressão sobre o resultado veio da avaliação das condições atuais, que caiu 2,5% no mês. A percepção dos empresários sobre o desempenho do próprio setor recuou 3,2%, enquanto a avaliação da situação da empresa diminuiu 2,1%.

Apesar da piora na percepção sobre o presente, as expectativas para os próximos meses apresentaram reação. O indicador de expectativas avançou 0,4%, impulsionado principalmente pela melhora de 1,1% na confiança em relação à economia. As perspectivas para o setor cresceram 0,3%.

SESC PICASSO

A queda da confiança atingiu os principais segmentos pesquisados. Entre supermercados, farmácias e lojas de cosméticos, o recuo foi de 0,8%. No comércio de bens duráveis, a redução chegou a 0,5%, enquanto o segmento de roupas, calçados, tecidos e acessórios registrou queda de 0,2%.

Mesmo diante do cenário de menor confiança, os empresários demonstraram maior disposição para contratar. A intenção de ampliar o número de funcionários cresceu 0,6% em agosto e ficou 1,5% acima do nível observado no mesmo mês de 2025.

CONTADOR - BONUS

Já a intenção geral de investimentos caiu 0,3% na comparação mensal. Em relação a agosto do ano passado, porém, o indicador apresentou leve avanço de 0,1%.

O Icec é elaborado mensalmente pela CNC a partir de informações coletadas com empresários do varejo e avalia condições atuais, expectativas de curto prazo e intenções de investimento.

Fonte: Brasil 61, com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas