Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h57m
Vitória News — Um jornal de verdade
Economia

Começa a primeira etapa da reunião do Copom, de análise de conjuntura

Estadão Conteúdo 15/09/2026 10:28

A primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) começou às 10h06 desta terça-feira, 15, informou o Banco Central. Nesta fase, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, e os seis diretores assistem a apresentações técnicas do corpo funcional sobre a economia para embasar a decisão sobre a taxa Selic.

A decisão será divulgada nesta quarta-feira, 16, a partir das 18h30.

Pesquisa Projeções Broadcast publicada na sexta-feira, 11, indica que a ampla maioria das instituições do mercado financeiro projeta um novo corte de 0,25 ponto porcentual na taxa Selic neste encontro, de 14,00% ao ano para 13,75%. Entre 78 casas consultadas, 75 apostam nesse cenário; enquanto outras três instituições estimam manutenção da taxa no nível atual.

SESC PICASSO

Desde a última reunião, a mediana do Boletim Focus para a inflação em 2026 diminuiu de 5,03% para 4,90% - ainda acima do teto da meta, de 4,50%. Já a estimativa para 2027, por outro lado, subiu de 4,22% para 4,30%. Para 2028 e 2029, as medianas ficaram estáveis em 3,80% e 3,50%, respectivamente. Todos os intervalos estão acima do centro da meta de inflação, de 3,0%.

No intervalo, o IPCA de agosto surpreendeu para baixo, com recuo de 0,32%, maior do que o esperado pelo mercado. Do lado da atividade, depois do arrefecimento visto no PIB do 2º trimestre - com crescimento de 0,5%, ante 1,1% no 1º trimestre -, as pesquisas setoriais de serviços e da produção industrial também mostraram sinais de desaceleração em julho, com resultados também aquém do esperado.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus Senac 16 de julho — Capa (rail) CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas