Realização do concurso depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso e de espaço fiscal para novas contratações
A terceira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como CNU, poderá oferecer até 3 mil vagas em 2027. A expectativa é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas a realização da seleção ainda depende de condições orçamentárias.
Para que o concurso ocorra, será necessária a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), com espaço fiscal para o preenchimento de novas vagas no serviço público federal. O quantitativo previsto, portanto, ainda não representa uma oferta confirmada em edital.
O ministério pretende consolidar o concurso unificado como um processo permanente de seleção de servidores, com edições em ciclos regulares, preferencialmente a cada dois anos. A pasta considera o modelo uma política de renovação e modernização da administração pública, além de uma forma de democratizar o acesso às carreiras federais.
Criado pelo governo federal em 2023, o CNU ficou conhecido como Enem dos Concursos por reunir, em uma mesma seleção, vagas de diferentes órgãos do Poder Executivo federal.
A proposta também busca ampliar a distribuição dos locais de prova pelo país, facilitando a participação de candidatos que vivem longe dos grandes centros. Para a edição de 2027, a definição da oferta dependerá do avanço da proposta orçamentária e das condições fiscais para novas contratações.
Cmei de Consolação terá reforma de R$ 2,2 milhões, climatização e energia solar
30 de outubro de 2026
Marataízes tem obras de pavimentação e drenagem em bairros e no interior
30 de outubro de 2026
Viana abre inscrições para adolescentes participarem de comitê de políticas públicas
30 de outubro de 2026