Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 12h53m
Vitória News — Um jornal de verdade
Exterior

Brasil e Colômbia dizem que mandado contra González dificulta busca por solução pacífica na Venezuela

FolhaPress 03/09/2024 20:26

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS0 - Os governos de Brasil e Colômbia afirmaram, nesta terça-feira (3), que a ordem de prisão contra o líder opositor venezuelano Edmundo González "afeta gravemente" os compromissos assumidos no âmbito dos acordos de Barbados assinados entre o regime e a oposição e dificulta a busca por uma solução pacífica na crise venezuelana.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Brasil e Colômbia têm realizado uma atuação diplomática conjunta desde as eleições na Venezuela, quando o ditador Nicolás Maduro foi declarado vencedor. O resultado foi amplamente questionado pela oposição e por líderes regionais, e o regime aprofundou a repressão contra adversários políticos.

"Os governos de Brasil e Colômbia manifestam profunda preocupação com a ordem de apreensão emitida pela Justiça venezuelana contra o candidato presidencial Edmundo González Urrutia, no dia de ontem, 2 de setembro", diz a nota conjunta.

"Esta medida judicial afeta gravemente os compromissos assumidos pelo Governo venezuelano no âmbito dos Acordos de Barbados, em que governo e oposição reafirmaram seu compromisso com o fortalecimento da democracia e a promoção de uma cultura de tolerância e convivência. Dificulta, ademais, a busca por solução pacífica, com base no diálogo entre as principais forças políticas venezuelanas".

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas