Sábado, 7 de Novembro de 2026 | 20h04m
Vitória News — Um jornal de verdade
Torre de Papel
Variedades

Adele e Toninho Geraes não chegam a acordo em audiência sobre plágio

FolhaPress 20/12/2024 13:51

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Toninho Geraes e Adele não chegaram a um acordo, em audiência realizada nesta quinta-feira (19), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O compositor brasileiro acusa a cantora britânica de plagiar a canção "Mulheres", famosa na voz de Martinho da Vila, ao ter lançado "Million Years Ago", em 2015.

Feliz Automóveis

Em um primeiro momento, os advogados de Geraes foram informados de que a audiência fora convocada pelos representantes legais de Adele e de Greg Kurstin, o produtor da faixa, com o objetivo de promover uma conciliação entre os artistas. Inclusive, a audiência havia sido solicitada com urgência e acabou acontecendo no último dia de funcionamento do Fórum, que fica no centro do Rio de Janeiro.

A reunião, porém, foi marcada por intercorrências, informaram os advogados de Geraes, Fredímio Trotta e Deborah Sztajnberg. Além deles e e do juiz Victor Agustin Cunha, marcaram presença o próprio artista e a desembargadora aposentada Márcia Cunha, que defenderia os interesses de Adele, Greg Kurstin e da Universal Music. Um representante da Sony também estava no local

SESC 20 DE OUTUBRO

Na audiência, no entanto, verificou-se que a defensora não havia a procuração necessária para defender os interesses dos clientes e tampouco apresentaria uma proposta de acordo. Na audiência, foi dito que Adele não reconheceria a coautoria de Geraes, porque não admitiria o suposto plágio, segundo Trotta.

Na semana passada, a Justiça do Rio de Janeiro havia determinado que a música "Million Years Ago", de Adele, não poderá mais ser reproduzida e comercializada, tanto no Brasil quanto no exterior, sem a autorização do compositor, sob pena de R$ 50 mil.

CONTADOR - BONUS

Em fevereiro, Geraes protocolou um processo contra a cantora. Ele pede R$ 1 milhão de indenização a ela, Greg Kurstin, o produtor da faixa, e a três gravadoras que representam a obra da artista, entre as quais Sony e Universal, que têm sedes no Brasil e também estiveram na audiência.

PRÓXIMOS PASSOS

O juiz mandou que, em comum acordo, os representantes da artista britânica e suas gravadoras e os advogados do compositor brasileiro contratassem uma museóloga para fazer uma perícia sobre a música de Adele e a de Geraes.

A profissional foi contratada ainda durante a audiência, na presença do juiz. Ela entregará o laudo no fim de janeiro, quando uma nova audiência deve ser marcada, com a volta do Judiciário, que entra agora em recesso.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus