A Prefeitura de Vila Velha suspendeu, até o dia 1º de dezembro, a fiscalização com aplicação de multas dos seis novos radares eletrônicos instalados no município. Nesse período, os equipamentos funcionarão apenas de forma educativa, enquanto a Secretaria de Defesa Social e Trânsito realiza ajustes nos limites de velocidade. Cinco radares passarão a registrar 60 km/h, e um permanecerá com 40 km/h na orla de Itapuã.
A medida segue orientação do prefeito Arnaldinho Borgo e tem como objetivo reforçar o caráter educativo da ação. Desde a ativação dos equipamentos, em 10 de setembro, não houve registro de acidentes com vítimas nos locais monitorados — antes da implantação, a média era de um por dia. Nos últimos dois anos, quase mil ocorrências foram registradas nesses seis pontos.
Educação e segurança viária
Em 40 dias de operação, mais de 3,6 milhões de veículos passaram pelos radares, e apenas 0,4% dos condutores foram multados. Foram registradas 16.032 infrações, principalmente por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.
“Esses números mostram que não existe ‘indústria da multa’ em Vila Velha. O foco é educar, conscientizar e proteger vidas. Só é penalizado quem realmente desrespeita as leis de trânsito”, afirmou a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, destacou que todo o recurso arrecadado com multas tem destinação exclusiva. “Por lei, o valor é aplicado apenas em ações de educação, melhoria da sinalização e obras de engenharia viária”, explicou.
Multas e readequações
As autuações já aplicadas continuarão válidas. Segundo o secretário, os equipamentos são aferidos e certificados pelo Inmetro, o que garante a legitimidade dos registros.
Com quase 300 mil veículos circulando diariamente, Vila Velha tem a maior frota do Espírito Santo. Os radares foram instalados com base em estudos técnicos, priorizando vias de alto fluxo e elevado índice de acidentes. A comandante Landa Marques destacou que, em 2024, 980 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado, número superior ao de homicídios registrados no mesmo período (852).
A instalação faz parte das ações municipais voltadas à segurança viária e à redução de acidentes fatais