Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h21m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Espírito Santo tem quarta-feira de chuva e trovoadas; Inmet mantém alerta de tempestade

Canal de umidade mantém instabilidade em todas as regiões capixabas; Vitória terá temperaturas entre 20°C e 25°C, com possibilidade de chuva forte ao longo do dia

Vitória News 16/09/2026 07:27

O Espírito Santo terá uma quarta-feira, 16 de setembro, marcada por tempo instável, muitas nuvens e condições para pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em diferentes regiões do estado.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A instabilidade está associada a um canal de umidade que se estende até o Sudeste e mantém condições favoráveis à formação de áreas de chuva sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Inmet também aponta influência de uma área de baixa pressão na costa da região, reforçando a ocorrência de chuva no território capixaba.

Na Grande Vitória, a previsão indica céu carregado e possibilidade de pancadas de chuva durante o dia. Na capital, as temperaturas devem variar entre cerca de 20°C e 25°C.

A condição de instabilidade também alcança o litoral, as regiões Norte, Noroeste, Serrana e Sul do Espírito Santo. Por isso, a recomendação é de atenção principalmente nos períodos de chuva mais intensa.

Inmet mantém alerta de tempestade

O Espírito Santo está sob alerta amarelo de tempestade nesta quarta-feira. O aviso prevê possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumulados de até 50 milímetros ao longo do dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

SESC PICASSO

O alerta indica baixo risco de interrupção no fornecimento de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e pontos de alagamento.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendável evitar o uso de equipamentos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades mais intensas.

Temperaturas ficam mais amenas

Além da chuva, o avanço de uma massa de ar mais frio sobre o centro-sul do país contribui para reduzir as temperaturas em parte do Sudeste.

CONTADOR - BONUS

No Espírito Santo, o efeito deve ser percebido principalmente nas áreas litorâneas e serranas, com temperaturas mais amenas em comparação aos últimos períodos de calor.

No restante do Sudeste, São Paulo terá tempo mais estável e temperaturas baixas, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro permanecem sob influência da umidade e com condições para chuva em diferentes áreas.

Para os próximos dias, o Inmet indica que o canal de umidade continuará favorecendo chuva sobre o Espírito Santo, mantendo o estado em condição de instabilidade também na quinta-feira.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas