Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h49m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Tombamento de mais um lote de prédios baixos e casas em Pinheiros é negado

FolhaPress 02/12/2024 17:49

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O pedido de tombamento de mais um lote de prédios baixos e casas geminadas no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, foi arquivado durante reunião do órgão municipal responsável pela conservação do patrimônio histórico da cidade, na tarde desta segunda-feira (2).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A decisão abrangeu imóveis localizados nas ruas Irmão Lucas e Francisco Iasi, alvo de pedido de tombamento como uma maneira de frear o processo de verticalização do bairro. O assunto divide moradores.

Há duas semanas, o órgão municipal de preservação também negou o tombamento de imóveis localizados nas ruas dos Pinheiros, Mourato Coelho, Cristiano Viana, Capote Valente, Teodoro Sampaio e Capitão Prudente.

Outros trechos de Pinheiros estão em processos de tombamento iniciados em novembro do ano passado. Em comum, são quarteirões horizontalizados, onde predominam casas e prédios baixos, características que devem ser mantidas diante, segundo os autores dos pedidos de tombamento que abrange cerca de 900 imóveis.

A divergência de opiniões entre proprietários de imóveis contrários ao tombamento e outros a favor tumultuou a sessão do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), que teve bate-boca e manifestações exaltadas.

SESC PICASSO
Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas