Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h48m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Tanqueiros anunciam greve e ES pode enfrentar falta de combustíveis

Paralisação está prevista para começar na virada de domingo (12) para segunda-feira (13), segundo o Sindirodoviários-ES

Vitória News 10/07/2026 12:31
Tanqueiros anunciam greve e ES pode enfrentar falta de combustíveis
Foto: Marcello Casal Jr/ABr

Os motoristas de caminhões-tanque que transportam combustíveis no Espírito Santo anunciaram uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (13). A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) após cinco rodadas de negociação sem acordo com as empresas do setor.

Senac 16 de julho — Capa (rail)


Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do sindicato, Marcos Alexandre da Silva, conhecido como Marquinhos Jiló, orientou a população a se preparar para possíveis reflexos no abastecimento dos postos de combustíveis. A entidade sindical ressalta que durante a paralisação será mantida em circulação 30% da frota de caminhões tanque.


Diálogo


"O Sindirodoviários sempre buscou o diálogo e a melhoria das condições para esses trabalhadores, mas infelizmente não conseguimos avançar", afirmou. Segundo ele, a entidade permanece aberta à retomada das negociações caso o setor patronal apresente uma nova proposta.


De acordo com o sindicato, a categoria reivindica reajuste salarial com ganho real acima da inflação, aumento do tíquete-alimentação, correção das diárias de viagem, garantia do pagamento integral do adicional de periculosidade, redução das jornadas excessivas, pagamento correto de horas extras, melhores condições de segurança nos pontos de parada e maior investimento na manutenção da frota.


Contrapropostas

SESC PICASSO


Os trabalhadores afirmam que rejeitaram as contrapropostas apresentadas pelos empregadores por considerá-las insuficientes diante da inflação e dos riscos inerentes ao transporte de combustíveis e produtos perigosos.


As negociações envolvem representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas Líquidas, Inflamáveis e Químicas (Sindliqes) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística (Transcares). Até o momento, após cinco rodadas de negociação, não houve consenso entre as partes.


Possível impacto no abastecimento


Caso a greve seja mantida, o abastecimento de combustíveis poderá ser comprometido em diversas regiões do Espírito Santo. Os postos trabalham, em média, com estoques suficientes para apenas dois ou três dias, dependendo de entregas frequentes realizadas pelos caminhões-tanque.

CONTADOR - BONUS


A paralisação também ocorre em um momento de preocupação do setor de distribuição. Nas últimas semanas, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES) já havia alertado para riscos de desabastecimento em razão de atrasos na chegada de navios petroleiros e limitações operacionais na logística de distribuição.


Com estoques reduzidos e a dependência de entregas diárias, uma interrupção prolongada do transporte rodoviário poderá provocar falta de gasolina, diesel e etanol em parte da rede de postos do Estado.A reportagem solicitou posicionamento das entidades que representam as empresas transportadoras. O espaço permanece aberto para manifestação.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas