Começa nesta segunda-feira (21) a 4ª edição do projeto #CirculeUmLivro, iniciativa que une cultura e sustentabilidade em uma grande mobilização nacional. Realizado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o projeto busca democratizar o acesso à leitura, valorizar o livro impresso e reforçar o uso consciente dos recursos naturais, especialmente o papel.
A ação já arrecadou mais de 10 mil livros, que estão sendo disponibilizados em pontos de troca em cidades como São Paulo (SP), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Curitiba (PR). As atividades seguem até o dia 29 de abril, com eventos gratuitos para todas as idades, como sessões de autógrafos, apresentações culturais e oficinas de leitura.
A programação inclui comemorações especiais em alusão ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril), promovendo atividades que valorizam o livro como ferramenta de transformação social.
23 de abril: Sessão de autógrafos com o escritor Vitor Martins, autor dos best-sellers Mais ou menos 9 horas, Um milhão de finais felizes e Quinze dias (editora Alt), na estação Tatuapé do Metrô de São Paulo.
25 de abril: Sessão de autógrafos com o ex-jogador e bicampeão mundial Cafu, que estará divulgando o livro A saga Cafu (editora Principis), escrito por Mariah Morais, também autora de Depois do depois (editora Trend). O evento será em frente à sede da FIESP (Avenida Paulista, 1313), das 12h às 15h.
27 de abril: Apresentação de contação de histórias e música com a escritora, professora e atriz Alcidéa Miguel, autora de obras infantis como Crespinhos na escola, Dáfiny, a barata voadora e Essa tal diferença (todos publicados pela Scortecci Editora), das 12h às 14h, também em frente à FIESP.
O projeto reforça o conceito de economia circular, ao incentivar a troca e o reaproveitamento de livros, além de destacar a importância do papel como um material renovável, biodegradável e reciclável — produzido a partir de árvores cultivadas de forma sustentável em áreas previamente degradadas.
Segundo Paulo Hartung, presidente da Ibá, "a leitura é um poderoso instrumento de transformação. Democratizar o acesso aos livros e estimular a troca de conhecimento são iniciativas fundamentais para um país que precisa crescer e distribuir melhor a sua renda. Além disso, o papel, que carrega tantas histórias, tem sua origem em árvores cultivadas para esse fim; é um material sustentável, fruto de uma cadeia produtiva que respeita o meio ambiente e cuida das pessoas".
Para João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo, a campanha ressalta o valor do livro impresso em tempos digitais: "O livro físico continua sendo um objeto essencial na formação de leitores, na preservação do conhecimento e na experiência sensorial da leitura. Com o #CirculeUmLivro, incentivamos a circulação dessas obras e promovemos a consciência de que o papel é um material renovável e sustentável, que pode ser reaproveitado inúmeras vezes”.
Interessados em participar da campanha podem levar livros em bom estado até os pontos de troca indicados no site oficial da ação. A programação completa, com todas as cidades e horários das atividades, está disponível em: iba.org/circuleumlivro