Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h51m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Polícia prende 8 suspeitos de desvio de recursos da Apae de Bauru

FolhaPress 03/12/2024 18:44

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Uma operação da Polícia Civil de Bauru (SP) prendeu oito pessoas por suspeita de desviar recursos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município, nesta terça-feira (3).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A ação ocorre em paralelo à investigação ao assassinato da secretária-executiva da entidade, Claudia Regina da Rocha Lobo, 55, desaparecida desde o dia 6 de agosto.

Entre os alvos está o ex-presidente da Apae Bauru, Roberto Franceschetti Filho, preso desde o dia 15, suspeito de ter matado Claudia. O advogado Leandro Pistelli, que representa Franceschetti Filho, disse que aguarda acesso ao inquérito, que tramita em segredo de Justiça.

Também foram presos a filha, a irmã, o cunhado e o ex-marido de Claudia. O advogado Alisson Caridi, que representa a família dela, disse que espera liberação de acesso aos autos para verificar os fundamentos de prisão temporária.

A polícia considera que os suspeitos desviaram dinheiro para benefício próprio. A investigação, no entanto, não revelou a quantia que teria sido desviada da Apae. A entidade disse que abriu uma sindicância para verificar irregularidades nas finanças.

Os presos são investigados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Todos foram presos temporariamente por cinco dias.

Durante a ação, policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços em Agudos, Bauru, Igaraçu do Tietê e Pederneiras. Foram apreendidos notebooks, celulares, veículos, joias, dinheiro, armas de fogo e munição.

SESC PICASSO

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as investigações seguem em andamento "para o completo esclarecimento dos fatos".

O desaparecimento da secretária-executiva da Apae foi o ponto de partida para as investigações que culminaram na operação desta terça.

Claudia desapareceu no dia 6 de agosto. No final daquele mês, a Polícia Civil concluiu que a funcionária foi assassinada, e que o crime teria sido motivado por disputa de poder e desvios de valores do caixa da entidade.

Os investigadores encontraram imagens que mostram Franceschetti Filho em um veículo Chevrolet Spin junto de Claudia no dia do desaparecimento da vítima.

CONTADOR - BONUS

Em outra gravação, o veículo aparecia circulando até a região do bairro Pousada da Esperança e a rodovia Cesario José de Castilho (Bauru-Arealva), onde fica uma chácara na qual papeis e outros materiais da Apae são incinerados.

De acordo com a investigação, Franceschetti Filho mandou um funcionário colocar fogo no corpo da vítima. À polícia, o homem indicou onde teria espalhado pedaços de ossos da vítima pelo terreno da chácara. Os policiais recolheram os ossos e já foi comprovado que se trata de material humano.

O funcionário responde em liberdade por fraude processual e ocultação de cadáver porque, segundo a Polícia Civil, ao menos por enquanto não há indícios da participação dele no planejamento e execução do crime.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas