Pedido foi encaminhado a Edson Fachin após menção ao ministro em celular de investigado
A Polícia Federal solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli como relator do inquérito que apura supostas fraudes no Banco Master, instituição que entrou em liquidação pelo Banco Central.
O pedido foi encaminhado na segunda-feira (9), após a corporação informar ter encontrado uma menção ao nome do ministro em mensagem localizada no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso. O conteúdo está sob segredo de Justiça.
Após receber a comunicação, Fachin instaurou procedimento interno e determinou a notificação de Toffoli para apresentar manifestação. Caberá ao presidente do STF decidir se o ministro permanece na relatoria do inquérito.
No mês anterior, Toffoli passou a ser alvo de questionamentos públicos após reportagens indicarem que a investigação identificou possíveis irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo teria adquirido participação no resort Tayayá, no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro.
Em nota, o gabinete de Toffoli afirmou que a Polícia Federal não tem legitimidade para requerer sua suspeição, por não ser parte no processo, com base no artigo 145 do Código de Processo Civil. A defesa classificou o pedido como ilações e informou que a resposta será apresentada diretamente ao presidente da Corte.
A investigação integra a Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025 para apurar a concessão de créditos considerados irregulares pelo Banco Master, incluindo tentativa de aquisição da instituição pelo Banco de Brasília, banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.
Segundo as apurações, o volume de fraudes sob investigação pode alcançar R$ 17 bilhões.
Fonte: ABr