Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 09h52m
Vitória News — Um jornal de verdade
Variedades

Noite das Livrarias terá leitura, sarau e happy hour em 10 Estados e no DF

Estadão Conteúdo 22/04/2026 10:23

O Dia Mundial do Livro será celebrado em grande estilo em dezenas de livrarias ao redor do Brasil. Nesta quinta-feira, 23, dia em que a leitura é homenageada em todo o mundo, ocorre a Noite das Livrarias, com eventos noturnos em mais de 80 estabelecimentos em cerca de 30 cidades brasileiras.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

O projeto surgiu de uma articulação entre livreiros de São Paulo, os mesmos responsáveis pelo Mapa das Livrarias de Rua, roteiro que reúne 37 livrarias e é distribuído gratuitamente, mas se expandiu.

A capital paulista concentra cerca de 50% dos espaços que aderiram ao novo evento, mas outros nove Estados, além do Distrito Federal, também vão participar: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"O evento foi articulado de tal maneira que qualquer livraria do Brasil pudesse se juntar à Noite das Livrarias: bastava ser uma livraria e promover um evento no dia 23 de abril. E a adesão veio mesmo! Está bonito de ver a diversidade de eventos em tantas cidades", diz João Varella, livreiro da Banca Tatuí e da Livraria Gráfica - e um dos organizadores do movimento.

SESC PICASSO

Para quem quer participar, é possível descobrir a opção mais próxima de sua casa - e de seu gosto pessoal - no site do evento. A plataforma permite que você filtre as livrarias por cidade, estado e tipo de evento (bate-papo, oficina, encontro literário, sarau, etc). A maioria dos eventos começa por volta das 18h, sempre com entrada gratuita.

"Não havia regra sobre o tipo de evento e, assim, surgiram noites do pijama, oficinas, pocket shows, leitura silenciosa, atividade de impressão entre tantas outras", diz Varella. A Livraria Gráfica, do livreiro, terá uma noite de leitura silenciosa. Basta levar seu livro (ou comprar um novo!), escolher um canto aconchegante e ler. No final, os presentes vão trocar impressões sobre a leitura.

CONTADOR - BONUS

Há livrarias que vão oferecer encontros entre leitores e escritores, como a recém-inaugurada Livraria Espelho, que terá leitura de poesia com as escritoras Marília Garcia e Claudia Roquette Pinto, a partir das 19h, e a Livraria Cabeceira, que terá um bate-papo entre o público e os escritores Morgana Kretzman e Rodrigo Lacerda sobre o que o livro representa nas nossas vidas, também a partir das 19h.

Outros estabelecimentos vão oferecer happy-hours: a Livraria Tutear, por exemplo, vai servir drinks inspirados em livros, das 18h às 19h. Depois, das 19h30 às 20h30, terá uma roda de conversa com o tema "Livros e Pertencimento".

A Livraria das Perdizes terá, das 18h às 20h30, um happy hour especial com karaokê. "A expectativa é firmar a Noite das Livrarias como um encontro cultural dinâmico em nosso espaço, reunindo comunidade, leitores e influenciadores em uma experiência leve e acolhedora", diz Elaine Nunes, diretora comercial da loja.

Anuncio - Raimundo - Bonus

"A escolha do happy hour com karaokê nasce dessa ideia de integração entre diferentes linguagens culturais. Muitas músicas, inclusive nacionais, dialogam com histórias que se transformaram em livros e filmes, como Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica. São exemplos de como uma canção pode ganhar novos formatos e continuar contando histórias. O karaokê entra como um convite: boa música, boas conversas e encontros que abrem espaço para novas trocas e vivências", completa.

Também há muitas opções para levar as crianças: a Casa Cosmos, livraria dedicada às infâncias, e a Movimento Literário, terão festas do pijama. A Miúda, a Casa de Livros, a Espaço Sophia e a Companhia Ilimitada terão contação de histórias.

"(A diversidade de eventos) revela o espírito de cada espaço e da programação que dá para encontrar nessas livrarias o ano todo, não só na Noite das Livrarias. Elas ficam abertas o ano todo e atuam também como espaços culturais, para além da venda de livros", afirma Varella.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas