De 12 a 14 de abril, motoristas, motociclistas e pedestres que circulam pela região da Enseada do Suá, em Vitória, enfrentarão mudanças significativas no trânsito devido a uma interdição programada. A operação envolve a montagem e desmontagem de um guindaste para içamento de equipamentos de refrigeração de um hotel localizado no local. A medida afetará principalmente o tráfego de veículos no trecho da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a Praça do Papa e o condomínio Grand Park Residencial, além de impactar a circulação de pedestres.
[caption id="attachment_81286" align="alignnone" width="1497"]
Imagem: PMV[/caption]
O bloqueio ocorrerá no sentido Praia - Centro, especificamente entre o Palácio do Café e o condomínio Grand Park Residencial. Durante o período da interdição, que começa à meia-noite do dia 12 de abril (sábado) e termina às 5h de 14 de abril (segunda-feira), a circulação de veículos será desviada para rotas alternativas, e os pedestres também sofrerão alterações em seus itinerários.
A ação é fruto de um planejamento conjunto entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) e a empresa responsável pela operação do guindaste. O objetivo é minimizar os transtornos para quem precisar se deslocar pela região durante o final de semana.
Os motoristas e motociclistas que vêm do Shopping Vitória em direção ao Centro de Vitória deverão desviar a rota ao se depararem com o bloqueio em frente ao Palácio do Café. A alternativa será seguir à direita pela Rua Clóvis Machado, que dá acesso à Terceira Ponte. Ao final dessa rua, o condutor deverá virar à esquerda na altura da Secretaria Estadual da Fazenda.
A partir deste ponto, os veículos seguirão pela Avenida João Batista Parra, passando em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Prodest. O trajeto será desviado até a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na altura do Horto Mercado, permitindo que os condutores optem por seguir em direção à Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes ou retornem para a Praça do Papa.
Outra rota alternativa será pela Avenida Nunes da Mota, onde fica o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac). Esse desvio é mais curto, com apenas duas quadras de distância, permitindo que os motoristas retornem rapidamente à Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.
A interdição também afetará os passageiros que dependem do transporte público. O ponto de ônibus em frente ao Palácio do Café ficará suspenso até às 5h do dia 14 de abril (segunda-feira). A Companhia Espírito Santense de Transportes Urbanos (Ceturb-ES) foi devidamente informada sobre a alteração.
Os passageiros poderão utilizar os pontos de ônibus antes, na altura da Caixa Econômica, ou após, próximo ao Horto Mercado, como alternativas para embarcar e desembarcar.
A empresa responsável pela operação do guindaste será encarregada da sinalização na área interditada, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), que ficará responsável pela orientação dos motoristas e pedestres durante o período da interdição.
A operação, embora necessária para a realização de importantes serviços no hotel, visa garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos e minimizar o impacto para a comunidade.