Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h11m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Icesp inaugura centro de transplantes de medula com promessa de terapia CAR-T

FolhaPress 05/09/2024 14:58

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) inaugurou nesta quinta-feira (5) o Centro de Transplantes de Medula Óssea, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A expectativa é que a nova estrutura amplie o número de transplantes feitos pelo estado. Segundo o governador, há mais de 400 leitos de internação à disposição para tratamento de cânceres hematológicos e mais estarão disponíveis.

"Estamos dando um novo passo no dia de hoje e em breve vamos voltar aqui ao Complexo do Hospital das Clínicas para entregar mais 264 leitos, para que as pessoas tenham mais ofertas de serviço. Nossa ideia era mobilizar a capacidade que tínhamos que estava ociosa", disse o governador durante entrevista a jornalistas, após a inauguração.

A unidade também deve passar a aplicar a terapia de CAR-T, uma modalidade de tratamento com taxa de cura de 80% de neoplasias.

SESC PICASSO

De acordo com o professor titular de hematologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Vanderson Rocha, ainda não há uma data estabelecida para isso, no entanto. Ele afirma ser "um objetivo e um sonho" ter o CAR-T não só para doenças hematológicas, como também para tumores sólidos.

"Hoje, o transplante de medula óssea, amanhã uma unidade de terapia celular", afirmou. Atualmente, há um estudo em curso que aplica a terapia em pacientes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

O transplante de medula óssea, tecido que ocupa o interior dos ossos e é responsável pela produção de componentes do sangue como hemáceas e plaquetas, é indicado para tratamentos de doenças que afetam as células do sangue.

CONTADOR - BONUS

Já as células CAR-T são do sistema imune (conhecidas como linfócitos T) extraídas do paciente e geneticamente modificadas para reconhecer e atacar as células tumorais. Elas são então reintroduzidas no paciente e se tornam mais eficazes em identificar o foco de câncer e atacá-lo.

O projeto de inauguração do centro foi anunciado durante o governo de Rodrigo Garcia (PSDB), em 2022, quando foram liberados R$ 7,5 milhões para a implantação da Unidade de Transplantes de Medula Óssea (TMO) no Icesp. A unidade está ligada ao Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Antes, os pacientes em tratamento no Instituto do Câncer que precisam de um transplante de medula óssea realizam o procedimento no Instituto Central do HCFMUSP.

Anuncio - Raimundo - Bonus

O projeto contou com a adequação do 22º andar do instituto, uma vez que o procedimento exige uma infraestrutura personalizada. A ideia é que sejam feitos, principalmente, transplantes autólogos, quando o próprio paciente é o doador. Haverá, em menor quantidade, transplantes alogênicos, quando o doador é uma outra pessoa.

Presente no evento, a presidente do conselho deliberativo da USP, Eloísa Bonfa, agradeceu ao governador pelo investimento e reafirmou a importância para os pacientes. "Esses pacientes aqui são pacientes que não têm outra alternativa e esse é um tratamento caro", afirmou.

O secretário de saúde do estado, Eleuses Paiva, afirmou que, mais importante do que inaugurar novos prédios é aproveitar a capacidade máxima já existente no sistema de saúde.

O Icesp hoje funciona com capacidade plena desde janeiro de 2024, de acordo com o presidente do conselho diretor do Icesp, William Nahas, com mais de 400 leitos de internação.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas