Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h47m
Vitória News — Um jornal de verdade
Variedades

Espetáculo une no palco atrizes negras veteranas

FolhaPress 16/07/2025 09:09

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nomes considerados fundamentais na cena teatral brasileira, as atrizes Cleide Queiroz, 85, e Dirce Thomaz, 73, se encontram pela primeira vez no palco em "açúcar ou As Irmãs Anne", espetáculo que aborda o impacto das estruturas sociais e do envelhecimento na vida das mulheres.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A peça, no Itaú Cultural, a estreia na dramaturgia do ator e produtor Breno Rosa Gomes, usa a metalinguagem para mostrar a volta ao teatro de duas atrizes que revivem, no palco, as irmãs Anne, personagens que marcaram as trajetórias das duas.

Mary Anne e Rose Anne são filhas de uma família burguesa decadente e foram educadas para atender expectativas sociais, mesmo que isso signifique viver dores e frustrações.

Com cinco décadas de carreira, Cleide e Dirce transformam o espetáculo em uma celebração do protagonismo de mulheres negras no palco. Fotos exibidas na encenação homenageiam nomes como Ruth de Souza, Zezé Motta e Léa Garcia.

Em meio às duas veteranas, a atriz Beatriz Nauali, 28, faz a narração performativa da encenação.

"Desde os ensaios deu para ver que elas se identificam com as atrizes que interpretam", conta o dramaturgo, A mãe e a madrinha de Gomes inspiraram a criação do texto e a dramaturgia começou a ser pensada a partir da visão de duas mulheres enlutadas tomando chá, diante de uma chuva de açúcar —a direção artística de Eliane Monteiro, do Teatro da Vertigem, materializa essa imagem.

SESC PICASSO

"Chance única e imperdível de ver bem de perto o duelo de duas grandes atrizes", definiu o crítico teatral José Cetra Filho sobre o encontro teatral das veteranas.

Atriz e professora de expressão vocal, Cleide estreou nos palcos com a montagem de "Morte e Vida Severina", dirigida por Silnei Siqueira, em 1969. Em 2001, foi indicada ao Prêmio Shell por "Gota D´Água", sob a direção de Gabriel Villela. No cinema, atuou em filmes como "Pixote" (1980), "A Hora da Estrela" (1985) e "Domésticas" (2001).

CONTADOR - BONUS

Integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de Antunes Filho, Dirce protagonizou o espetáculo "Xica da Silva" (1988). Em 1992 ela fundou o Centro de Dramaturgia e Pesquisa sobre Cultura Negra. Desde 2017 interpreta a escritora Carolina Maria de Jesus no solo "Eu e Ela". É também dramaturga e pesquisadora.

AÇÚCAR OU AS IRMÃS ANNE

Quando Até 27 de julho. Quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo e feriados, às 19h

Onde Itaú Cultural

Preço Gratuito

Classificação 12 anos

Autoria Breno Rosa Gomes

Elenco Cleide Queiroz, Dirce Thomaz e Beatriz Nauali

Direção Eliana Monteiro

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas