Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h44m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Entregadores precisarão de cadastro e QR Code de identificação em SP

FolhaPress 14/03/2025 10:18

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma lei aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) determina a criação de um cadastro de identificação de entregadores no estado.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

O cadastro deverá ser feito pelas empresas prestadores de serviços de entrega e as intermediárias, como aplicativos. O texto com a sanção da nova legislação está previsto para ser publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (14). Ainda não há precisão de quando a medida entrará em vigor.

Segundo o governo, a justificativa é criar mecanismos de segurança, tanto para os consumidores quanto aos profissionais do setor.

Atualmente, afirma o governo, a maior parte das entregas realizadas no estado não conta com mecanismos de rastreamento ou fiscalização, mesmo quando os pedidos são intermediados por aplicativos.

Conforme a nova lei, as empresas prestadoras de serviços de entrega, bem como as intermediadoras, terão de manter um cadastro atualizado dos profissionais.

O registro deverá conter dados como nome completo, documento de identidade, endereço, telefone, e-mail, foto, número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e características do veículo utilizado na prestação do serviço.

Ciclistas também deverão ser cadastrados, mas sem a exigência do número da carteira de motorista.

SESC PICASSO

O texto estabelece ainda que os entregadores portem etiquetas específicas em suas mochilas ou baús. Essa identificação deverá conter obrigatoriamente um QR Code e chip de validação, permitindo a confirmação em tempo real da relação entre o profissional e a empresa. "Isso contribui para a prevenção de crimes e ações fraudulentas", afirma o governo.

O descumprimento das determinações resultará em penalidades às empresas, como advertências, multas e até suspensão das atividades.

A regulamentação da nova lei será feita por meio de um grupo de trabalho que será criado pelo governo. Ele contará com a participação de associações e entidades representativas do setor, também será responsável por coordenar o processo de cadastramento dos profissionais.

O governo deve publicar um decreto nos próximos dais para instituir o grupo de trabalho.

CONTADOR - BONUS

A lei tramita da Alesp desde março de 2022, ou seja, levou três anos para ter seu texto sancionado. Ela é de autoria dos deputados Delegado Olim (PP), Altair Moraes (Republicanos), Marcio Nakashima (PDT), Letícia Aguiar (PP), Itamar Borges (MDB) e Frederico d'Avila (PL, mas que não se reelegeu).

Na gestão anterior, do ex-governador Rodrigo Garcia (na época no PSDB e atualmente sem partido), já se discutia formas de se ter mais informações, principalmente de motoboys, por causa de ladrões que se disfarçam de motociclistas —nesta quinta-feira (13), um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foi morto por um motociclista com bolsa de entrega nas costas, durante uma tentativa de assalto.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas