Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 10h00m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Conheça Leí, o cão-robô da Guarda Civil de São Paulo

FolhaPress 06/01/2025 10:12

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo levou às ruas seu mais novo membro durante a festa de Réveillon na avenida Paulista: um cão-robô.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Chamado de Leí, ele já havia participado de grandes eventos na capital em 2024, mas todos fechados. Foram os casos do jogo da NFL –liga de futebol americano dos Estados Unidos– na Neo Química Arena, em setembro, e da Fórmula 1, em novembro.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o cão-robô, operado por controle remoto, possui câmeras com algoritmos de reconhecimento facial que transmitem imagens em tempo real para uma central de monitoramento, conseguindo localizar pessoas desaparecidas e foragidas da Justiça.

Por isso, o equipamento é um grande aliado no monitoramento de áreas com grande concentração de público.

SESC PICASSO

Ainda conforme a pasta, o Leí também atua diariamente no patrulhamento de ruas no centro da cidade, principalmente as comerciais, e é utilizado em locais de risco, realizando varreduras e análise dos espaços antes da entrada de um agente.

Durante suas operações, o cão-robô é sempre acompanhado por uma equipe de três agentes, que ficam a uma distância de até 300 metros.

A máquina foi fabricada na China e possui autonomia de bateria de duas horas. Sua fabricante é a mesma empresa que fornece as câmeras utilizadas no sistema Smart Sampa, programa de monitoramento e reconhecimento facial instalado na cidade.

É prevista a aquisição de mais unidades para reforçar a segurança em outros eventos na cidade, como festivais de música e jogos de futebol.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas