Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 11h55m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Cláudio Castro diz que mais de 20 pessoas são investigadas por queimadas no RJ

FolhaPress 16/09/2024 13:33

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (16) que mais de 20 pessoas são investigadas sob suspeita de incêndio criminoso nas unidades de conservação do estado.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Castro disse esperar que prisões sejam efetuadas nesta semana. Ele não quis antecipar os motivos das queimadas.

"Há, muito claramente, a ação humana em algumas queimadas dessas. Já temos investigação policial muito robusta nesse sentido. Alguns mandados já sendo buscados na Justiça. Gravações que mostram pessoas ateando fogo em incêndios criminosos. A gente espera que ao longo dessa semana já tenhamos prisões, inclusive em relação a isso", disse o governador, em entrevista coletiva.

SESC PICASSO

Castro afirmou que 1.280 incêndios já foram extintos desde quinta-feira (12), pico das queimadas no estado. Segundo o governador, já foram utilizados 308 mil litros da água no combate ao fogo. Ele disse que o pior cenário já passou.

"Não temos registro de incêndio em nenhuma unidade de conservação. No Corpo de Bombeiros temos 12 ocorrências em abertos com equipes já nela. O pico foi no último dia 12, e estamos notando uma redução. O retrato de hoje é bem melhor do que o dos últimos dias", disse ele.

CONTADOR - BONUS

Todas as 40 unidades de conversação do Rio de Janeiro, sendo 20 de visitação pública, permanecem fechadas temporariamente. A decisão foi tomada neste sábado (14) em meio aos incêndios florestais, que espalham durante o período de seca.

Castro disse esperar uma "certeza temporal mínima de cinco, seis dias" para que as unidades de conservação sejam reabertas.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus

Notícias Relacionadas