Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 08h43m
Vitória News — Um jornal de verdade
Geral

Capixabas chegam à etapa nacional do Jovens Líderes do Agro

Vitória News 11/10/2025 08:55

O Espírito Santo está em destaque na 6ª edição do programa CNA Jovem. Entre mais de 600 participantes de todo o país, cinco capixabas chegaram ao Top 30 Brasil, e três deles avançaram para a etapa nacional do Jovens Líderes do Agro, iniciativa que desenvolve novas lideranças no agronegócio brasileiro.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Ao todo, 457 jovens concluíram a etapa estadual, sendo 12 representantes do Espírito Santo. No estado, o grupo foi coordenado pela analista da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Lidiane Gomes, e pelo analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), Bruno Amorim, com apoio técnico do Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos, tutores e mentores.

Segundo Bruno Amorim, o Sistema é entusiasta do programa desde a primeira edição. “Nós ficamos muito felizes com o resultado, que fortalece muito o agronegócio capixaba. Como o Espírito Santo é líder em diversos segmentos, é importante termos novas pessoas com perfis alinhados ao Sistema para nos representar aos produtores rurais lá na ponta”, destaca.

SESC PICASSO

Projetos classificados para a etapa nacional

Cada participante desenvolveu uma iniciativa voltada para soluções reais do setor agropecuário e impacto regional. Conheça os capixabas que avançam para a etapa nacional:

Paloma Francisca Pancieri de Almeida – Engenheira agrônoma de 30 anos, de São Mateus, ela criou o projeto Selo Sane Agro, voltado à mitigação de contaminações químicas na cadeia produtiva da pimenta-do-reino. O selo busca garantir boas práticas e ampliar as exportações do produto.

CONTADOR - BONUS

Nícolas Gouvêa dos Santos – Médico veterinário de 25 anos, de Água Doce do Norte, idealizou a formalização dos tilapicultores familiares. O projeto incentiva agroindústrias regionais e certificação da tilápia capixaba, gerando renda e agregando valor à produção local.

Richarles Silvio Machado – Produtor rural de Afonso Cláudio, de 25 anos, desenvolveu o projeto AgroSucessão, que propõe planejamento técnico e tecnológico para sucessão familiar no campo, incentivando a permanência dos jovens no meio rural.

Capixabas no Top 30 Brasil

Além dos três classificados, outras duas jovens também figuram entre as 30 melhores do país: Stefany Sampaio Silveira, de Linhares, e Izabella Godoy Monteiro de Castro, de Iconha.

Anuncio - Raimundo - Bonus

A linharense apresentou uma proposta de governança rural simplificada, voltada à descentralização da gestão. Já a representante de Iconha destacou o protagonismo feminino na comercialização de produtos agropecuários.

A etapa nacional

A fase final do programa reunirá os representantes de todos os estados, que apresentarão as soluções desenvolvidas. Os desafios são definidos pelo Sistema CNA/Senar com base nas realidades do agronegócio brasileiro, considerando cinco áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária.

O CNA Jovem reconhece, ao fim da etapa nacional, dez participantes com o título de Jovens Líderes do Agro, reforçando a formação de uma nova geração de lideranças comprometidas com o futuro do campo.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas